Como escolher seus primeiros investimentos

veja dicas de como começar a fazer aplicações em investimentos

0

Neste ponto você já passou pela fase inicial, que é decidir por iniciar a investir. Se a sua dúvida é como escolher seus primeiros investimentos, este artigo é para você!!! Por isso, hoje nós do Brasil 123 vamos ensinar como escolher seus primeiros investimentos.

Assim, antes de qualquer coisa, é preciso que você tenha clareza sobre o seu perfil de investidor e os objetivos que você traçou para começar a investir. Depois desse passo é que você pode passar a escolher uma ou mais aplicações financeiras para começar a investir.

Como escolher seus primeiros investimentos?

primeiros investimentos, como escolher da melhor maneira - reprodução unsplash
primeiros investimentos, como escolher da melhor maneira – reprodução unsplash

Para escolher os seus investimentos tenha certeza do que você quer para depois escolher o seu primeiro investimento. Assim, siga os seguintes passos:

Identifique o seu perfil de investidor

Seja qualquer investimento que você for fazer, analise qual é o seu perfil de investidor. Ou seja, analise o quanto você está disposto a arriscar nas transações financeiras. Procure um banco ou uma corretora de investimentos que eles possuem questionários elaborados para este fim.

Dessa forma, você saberá se está disposto a correr risco de perder o dinheiro do seu investimento a curto prazo na procura de ganhar rentabilidade maior em investimentos a longo prazo, ou se prefere ganhar menos valores e aplicar de forma mais segura.

Tenha claro os seus objetivos em investir

Se o seu objetivo for a curto prazo. Como por exemplo, fazer uma viagem, você deverá investir em aplicações com alta liquidez. Ou seja, a curto prazo, e com liquidez diária. Mas, se o seu objetivo for a médio ou longo prazo, você pode investir em aplicações financeiras de longo prazo, e quem sabe, ter maior rentabilidade.

A liquidez diária permite aumentar a rentabilidade, no médio prazo, o objetivo não necessita de liquidez diária. Assim, os investimentos podem se direcionar para um vencimento do título maior, e quem sabe, obter uma maior rentabilidade. Mas, no longo prazo, você pode garantir o aumento do patrimônio, bem como garantir o seu poder de compra.

Comece a procurar as opções de produtos financeiros existentes no mercado financeiro

Agora sim, você deve procurar as opções de produtos financeiros. Sejam eles com renda fixa ou com renda variável, de acordo com o seu perfil de investidor.

Aplicando em renda fixa, você pode optar por títulos públicos, como o Tesouro Direto ou títulos privados (CDB, LCI, LCA) que são atraentes, oferecem maior segurança e são garantidos pelo fundo garantidor.

Já os fundos de renda variável, como as ações e os fundos multimercados. Por exemplo, possuem maior risco de investimento, pois somente no final do vencimento do prazo de contratação você irá saber dos resultados, que podem ser positivos ou negativos.

Sugere-se que você diversifique a sua carteira de investimentos destinando porcentagens para ambas as aplicações, sendo a maior porcentagem em fundos de renda fixa.

Todas estas considerações você poderá fazer durante a escolha dos seus primeiros investimentos. Conte sempre com a ajuda de quem conhece o mercado financeiro. Principalmente nas primeiras aplicações.

Por fim, esperamos ter ajudado na escolha dos seus primeiros investimentos.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.