Defina seu perfil de investidor: veja como esse conhecimento pode te ajudar

Saiba como seu perfil pode te ajudar na hora de investir

0

Antes de começar a investir, defina seu perfil de investidor. Para investir, antes de tudo, é preciso saber qual o teu perfil de investidor. Dentre as opções: conservador, moderado ou arrojado há uma série de fatores que podem influenciar. Veja aqui no Brasil 123.

Como saber qual é meu perfil de investidor?

O perfil de investidor está diretamente relacionado ao grau de risco que o indivíduo está disposto a correr para aumentar seus ganhos.

Geralmente as pessoas que não toleram risco nenhum, e apenas buscam meios de proteção para seus investimentos, são classificadas como conservadores.

Aquele, no entanto, que está disposto a correr certos riscos, um pouco mais, um pouco menos, talvez esteja dentro de um perfil mais moderado.

E quem de fato não tem medo de arriscar, com certeza está dentro de um perfil mais arrojado.

Mas de um perfil a outro, há muitas características que os diferenciam, então veja abaixo em qual delas você se encaixa.

Investidor conservador

Este perfil tem quase 0 tolerância às perdas e ao risco. Este perfil busca, assim,  a preservação do patrimônio, alta liquidez e baixa volatilidade. 

Dessa forma, este investidor busca a proteção do patrimônio que já conquistou, e não a obtenção de lucros estratosféricos.

As características predominantes deste grupo de investidores são, por exemplo:

  • Objetivos de médio e longo prazo
  • Prezam por resgate rápido e prático
  • Não se atrai com vulnerabilidade e riscos de mercado
  • Composto por iniciantes

Os investimentos mais procurados nestes casos são os indicados aos índices mais estáveis do mercado financeiro, como por exemplo: IPCA, IGP-M e CDI, sem grandes surpresas ao longo dos investimentos. 

Investidor moderado

Este perfil é o meio termo do conservador para o arrojado. Ele mantém o interesse pela segurança, porém, ainda está disposto a abrir mão de parte dela por uma possibilidade maior de ganhos. 

Este perfil pode vez ou outra investir em uma aplicação mais arriscada, pois já detém conhecimento e segurança para isso.

  • Objetivo de curto e médio prazo
  • Estão construindo o patrimônio
  • Sente-se atraído pela possibilidade de ganhos maiores
  • Possui experiência de mercado financeiro
Importância de conhecer o perfil de investidor - Reprodução AdobeStock
Importância de conhecer o perfil de investidor – Reprodução AdobeStock

Perfil de investidor arrojado

Este perfil não só tolera, como também gosta do risco. Estão mais abertos e propícios a investimentos como bolsa de valores, ações e trade. 

Este perfil já tem experiência e não se abala com eventuais perdas, pois sabe que pode vir a ser compensado com ganhos muito maiores. 

Este perfil investe com muita estratégia, geralmente já acumula uma certa experiência e sabe bem onde está entrando.

  • Objetivo de longo prazo
  • Visa multiplicação do patrimônio
  • Suporta as oscilações do mercado
  • Possuem bastante conhecimento

Então, para saber qual o seu perfil de investimento, vale uma análise detalhada e profunda dos seus objetivos como investidor. Mas na dúvida, busque por auxílio profissional para te direcionar nesta descoberta e possibilitar muito sucesso nas aplicações.

Nenhum perfil é demérito de outro, cada um tem uma lógica e razão de ser. Tentar ser ou parecer com o que realmente não é, pode te colocar numa situação delicada da qual você não gostaria de passar, e prejudicar a construção do seu patrimônio.

Por fim, defina seu perfil de investidor e invista seu dinheiro de acordo com os riscos que está disposto a correr.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.