CDB ou Fundos de Investimento? Qual é o melhor para seu perfil de investidor

Veja as opções de investimento para o seu perfil

0

CDB ou Fundos de Investimento? Neste post, conheça as opções de investimento e descubra qual é a mais adequada para o seu perfil de investidor. Confira aqui no Brasil 123.

CDB ou Fundos de Investimento

Conhecer qual é o seu perfil de investidor é uma forma de aplicar o seu dinheiro de forma estratégica. Já que ele é descoberto através de uma análise da sua renda e de seu comportamento em relação ao seu dinheiro. Principalmente, em relação aos seus investimentos.

Com a descoberta do seu perfil de investidor, você pode começar a investir em carteiras de investimentos adequadas para obter sucesso no mercado financeiro. Sendo assim, apresentamos a você algumas opções de investimento e seus respectivos perfis de investidores: CDB ou Fundos de Investimentos?

CDB: O que é? Qual é o seu perfil de investidor?

O Certificado de Depósito Bancário, é um investimento tradicional do mercado financeiro e os bancos emitem os títulos de Renda Fixa. Assim, investir nestes títulos é uma forma de emprestar dinheiro aos bancos e receber os lucros em relação aos valores investidos.

Além de possuírem uma relação com os bancos, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) garante estes investimentos. Dessa forma, este tipo de investimento costuma ser realizado por investidores do perfil conservador — aqueles investidores que tendem a investir em ações ou fundos seguros e de baixo risco, tais como o tesouro direto e o próprio CDB.

De acordo com a Rico Investimentos, podemos identificar o investidor conservador pela sua vontade de investir. No entanto, ele sempre pensa em preservar e, até mesmo, proteger o seu patrimônio.

Dessa forma, ele tende a investir em fundos mais seguros e, em algumas ocasiões, investe uma pequena parcela do seu patrimônio em fundos ligeiramente instáveis, tais como os fundos de ações ou fundos cambiais.

Dicas para saber onde investir - Reprodução AdobeStock
Dicas para saber onde investir – Reprodução AdobeStock

Fundos de Investimento: O que é? Qual é o seu perfil de investidor?

De acordo com o InfoMoney, os fundos de investimentos são um aglomerado de recursos de muitas pessoas investidos em conjunto. Bem como são aplicados em ações e seus respectivos lucros são divididos igualmente entre os seus participantes.

As aplicações acontecem de acordo com objetivos e políticas definidos pelos participantes. Geralmente, são destinados a um profissional ou instituição que atenda os critérios dos investidores.

Como acontece em outros tipos de investimento, o fracasso ou o sucesso do profissional, ou instituição determina a perda, ou o lucro dos investidores. Neste caso, também interfere na valorização ou desvalorização das cotas no fundo.

Por conta de sua estrutura, o fundo de investimento tende a ser uma opção voltada para a diversificação. Já que eles podem investir até 20% de todo o seu dinheiro em uma só instituição financeira. Tendo um limite de até 10% para as empresas de capital aberto e 5% em outros emissores. Já em relação aos títulos públicos federais, não há nenhum tipo de restrição.

Quem costuma investir nos fundos de investimento são os investidores moderados.  Aqueles que buscam investimentos seguros com uma maior taxa de liquidez. Tendendo assim a dar voos baixos aos ter menos apego à estabilidade dos lucros.

Os investidores conservadores tendem a tornar-se investidores moderados ao adquirir certa experiência no mercado financeiro.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.