Começou a investir hoje? Veja como se prevenir de perdas financeiras

Se você é um investidor iniciante, confira este artigo

0

Muitas pessoas têm o sonho de investir, e se esquecem de que precisam conhecer o universo dos investimentos. Então, começou a investir hoje? Veja como se prevenir de perdas financeiras aqui no Brasil 123.

Se prevenir nunca é demais, por isso que na sequência vamos indicar como fazer para prevenir perdas financeiras em investimentos.

Como se prevenir de perdas financeiras em investimentos?

como se prevenir de perdas financeiras na hora de investir - reprodução unsplash
como se prevenir de perdas financeiras na hora de investir – reprodução unsplash

Sabemos que é muito comum no início da vida de investidor ter algumas atitudes que acabam por gerar perdas nos investimentos. Portanto, evite cometer estes erros e se previna!!!

Aplicar dinheiro na poupança

A poupança já deixou de ser um investimento rentável, apesar de ser a forma mais antiga de poupar dinheiro. Sendo assim, somente poupar não resolve, você precisa proteger o seu dinheiro principalmente das perdas referentes à inflação.

A rentabilidade da poupança, atualmente, está em 70% da Taxa SELIC, que é a taxa básica de juros. Assim, a Taxa SELIC está em 13,25% ao ano, então a rentabilidade da poupança será em torno de 9,27%, o que representa a não garantia de perdas da inflação. Dessa forma, você acaba perdendo dinheiro.

Investir sem conhecer o seu perfil de investidor

O seu perfil de investidor avalia a sua tolerância aos riscos dos investimentos, os objetivos, e a necessidade de liquidez. Assim, você pode ser:

  • Conservador: e ter baixa tolerância a riscos de investimentos;
  • Moderado: possuir média tolerância aos riscos do investimento;
  • Agressivo: tolerar muito bem aos riscos envolvidos nos investimentos.

Existem investimentos para cada perfil de investidor, e seguindo esta regra, você não irá se frustrar com algumas perdas, e nem perderá dinheiro com os investimentos.

Procure evitar fazer investimentos em negócios que sejam duvidosos

Sabe aqueles investimentos que prometem que você vai ganhar muito dinheiro em pouco tempo? Ou aqueles anúncios que têm pessoas que dizem que são os gurus dos investimentos e prometem rendimentos de 2% ao dia?

Então, fuja deles!!!

Somente invista naquilo que você tem segurança. Não existe ganho rápido de dinheiro e muito menos você dormir pobre e acordar rico.

Diversifique os seus investimentos

Diversificando investimentos você evita correr risco de perder grande parte do seu patrimônio. Por isso, determine uma porcentagem de investimentos em renda fixa e o restante em renda variável. Você pode alterar estas porcentagens sempre que quiser, dependendo do seu perfil de investidor.

Busque ajuda para realizar os investimentos

Muitas vezes, tentar investir sem muito conhecimento sobre o assunto, fará com que você incorra ao erro por diversas vezes.

Você demorou bastante para economizar dinheiro para fazer investimentos, sendo assim, não brinque com o seu dinheiro. Procure a ajuda de pessoas que entendam do ramo de investimentos, e evite cair nas armadilhas do mercado financeiro.

Dessa forma, é mais barato você contratar uma corretora de investimentos para cuidar de sua carteira, do que perder dinheiro, por teimosia, e por não saber lidar com o mercado financeiro.

Neste caso, o caminho é ao contrário: comece investindo com uma corretora confiável, e somente depois de entender muito bem sobre, pense em abrir mão da experiência de um gestor de investimentos.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.