Casa própria: é melhor comprar ou alugar? Entenda!

0

Na hora de falar de dinheiro, um dos assuntos mais comentados é a escolha entre alugar ou comprar uma casa própria. Isso porque as dívidas e os valores envolvidos são as maiores despesas mensais das finanças pessoais e, por isso, a discussão gira em torno do que vale mais a pena em termos financeiros.

E para resolver essa discussão de uma vez por todas, hoje vamos falar o que vale mais a pena: alugar ou comprar a casa própria. Vale ressaltar que existem diferentes cenários. Por isso, é preciso que você analise o seu caso especificamente, de acordo com aquilo que falaremos por aqui.

A importância do assunto

Discutir sobre a possibilidade de ter uma casa própria é algo extremamente relevante. Isso porque ter um imóvel próprio pode representar uma segurança para você. Ao pagar em dia as parcelas, a casa própria pode ser a segurança que você precisa para colocar os projetos em dia. Para quem já tem imóvel quitado, isso representa uma economia mensal importante.

Além disso, as despesas de aluguel são muito relevantes nas despesas mensais da grande maioria das pessoas. Isso porque, em geral, a maior parte da renda mensal vai nos gastos com aluguel e moradia. Além disso, o mesmo valor pago no aluguel pode ser usado para pagar uma casa própria, algumas vezes. Por isso, levar isso em conta na sua organização financeira é essencial para tomar as melhores decisões.

Contudo, além do dinheiro, outros fatores são essenciais na hora de comprar uma casa própria. Isso quer dizer que você deve levar em conta se deseja morar nessa casa por um longo prazo, a distância para os principais meios de transporte e, claro, a segurança do local. Dito isso, vamos às análises relevantes para você entender quando vale a pena.

imóveis
Foto: Reprodução

Quando vale a pena?

Não existe um consenso no mercado sobre quando vale a pena e quando não vale a pena comprar a casa própria. Isso porque existem inúmeros cenários. O mais importante deles é o valor de entrada no imóvel e o valor das parcelas que você pagará ao adquirir o seu imóvel. Por isso, o cenário varia muito de pessoa para pessoa.

Contudo, de uma forma geral, se as parcelas de comprar a casa própria forem menores que a sua parcela do aluguel, comprar um imóvel vale a pena. Para isso, leve em conta a primeira parcela, já que o parcelamento tende a seguir parcelas decrescentes. Além disso, é preciso levar em conta outras despesas, como o pagamento de tarifas de condomínio. Isso tudo deve entrar na equação. De forma geral, vale a pena comprar um imóvel quando os custos fixos mensais são menores na compra que no aluguel, o que acontece em linhas de financiamentos do Governo, como o Casa Verde e Amarela.

Por outro lado, se a parcela da casa própria for maior que a parcela do aluguel, talvez você deva repensar o seu gasto ou, ainda, procurar outros empreendimentos para tentar comprar. Além disso, não vale a pena se endividar para pagar a entrada.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.