Bootstrapping: comece seu negócio sem ajudas!

0

Um dos negócios mais arriscados no Brasil é, justamente, começar o seu próprio empreendimento. Isso porque alguns negócios mal administrados podem acabar fracassando, mesmo que a ideia seja boa. Além disso, um dos principais medos dos empreendedores é ficar devendo dinheiro para bancos e outras pessoas. Por isso, uma excelente forma de começar o seu negócio é através do bootstrapping.

E por mais que pareça difícil entender esse conceito, na verdade ele é bastante simples. Além disso, ele pode ser bastante eficaz, dado que grandes empresas do mundo, como Microsoft e Dell, começaram exatamente dessa forma. Contudo, é preciso estudar organização financeira antes de começar o seu empreendimento.

O que é bootstrapping?

A palavra em inglês pode parecer complicada, mas o conceito é bastante simples. Na prática, começar uma empresa através do bootstrapping é começar um novo negócio usando apenas recursos próprios. Isso é especialmente desafiador para quem deseja abrir uma startupqualquer que seja o ramo. Apesar disso, qualquer pessoa pode usar essa estratégia.

Para isso, é preciso que haja uma grande organização financeira. Para os empreendedores, isso pode significar abdicar de alguns confortos por algum tempo, principalmente nos primeiros 6 meses do seu negócio. Isso porque, após esse prazo, já deve ser possível financiar os custos da empresa com a própria arrecadação, mesmo que não dê lucro. Por isso, o principal desafio do bootstrapping é, claro, começar a empresa.

Isso porque a organização financeira é parte fundamental dessa jornada no início. Dessa forma, ter controle das métricas do negócio e das receitas e despesas será grande parte do trabalho do empreendedor que utilizar o bootstrapping. Com ela, a intenção é ter um crescimento do negócio com as finanças no verde.

Além disso, a maioria das pessoas que começaram seus negócios através do bootstrapping têm características em comum, que aumentam as chances de sucesso. Contudo, isso não quer dizer que você não deva usar essa estratégia.

bootstrapping
Foto: Reprodução

Como saber se vale a pena?

Existem algumas características de negócios que começaram através do bootstrapping. Contudo, empresas gigantes no mercado hoje também começaram de forma diferente. Por isso, antes de abrir a sua empresa, estude a história das maiores empresas do ramo e como elas se sustentam até hoje. Além disso, não custa nada dar uma olhadinha nos concorrentes da sua cidade.

De forma geral, todas as pessoas que adotaram o bootstrapping são apaixonadas por suas ideias. Além disso, são pessoas que analisaram bastante o mercado do negócio, bem como suas projeções futuras. Por isso, abrir o próprio negócio é uma tarefa de eterno planejamento e estudo da área de atuação.

Além disso, muitas vezes foi preciso apertar as finanças. Por isso, mantenha as contas em dia e, caso precise, faça negócios alternativos para manter as finanças saudáveis. Por outro lado, mantenha o foco no crescimento da empresa, captando mais clientes e aumentando o tempo de uso dos clientes na sua plataforma. Contudo, tenha em mente que o crescimento demanda trabalho e tempo, mas que é possível chegar lá.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.