Anel de noivado e aliança: você sabe em que mão usá-los?

0

Os anéis e alianças que representam compromisso – sejam eles de namoro ou noivado – representam uma tradição muito antiga, já que egípcios, gregos e romanos, segundo a história, já se utilizavam de objetos parecidos para simbolizar a união.

Com formato circular, essas peças fazem alusão ao símbolo do infinito, em alusão a um elo eterno entre duas pessoas que se amam.

E mesmo com o passar dos anos, muitos casais seguem carregando essa tradição que não é religiosa, porém cheia de significados e pequenas regras.

Mas afinal, você sabe em qual mão deve usar cada um deles?

As alianças de compromisso são as primeiras joias divididas entre um casal. Utilizadas, em geral, a partir do momento em que a relação fica mais séria, para demonstrar um comprometimento com o futuro dos apaixonados, elas são utilizadas no dedo anelar da mão direita.

Já o anel de noivado, segundo grande passo de um relacionamento, simboliza o pedido de casamento e também uma mudança de fase. Não a toa, é utilizado no dedo anelar esquerdo.

A tradição conta que essa regra vem desde a Grécia Antiga, pois acreditava-se havia uma veia do dedo anelar esquerdo que era ligada até o coração – a chamada vena amoris, em latim, ou veia do amor. 

E, mesmo com a lenda desmistificada pela anatomia, desde então esse legado manteve-se como costume entre os casais.

Da mesma forma acontece com a aliança de casamento. Após o matrimônio, o anel de noivado – geralmente um solitário com diamante – dá lugar ás joias de ouro amarelo que marcam o compromisso definitivo.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.