Vale-Gás: Quem tem direito ao auxílio? Veja aqui

Confira as informações sobre o benefício

1

O Vale-Gás está na reta final dos pagamentos de abril. A saber, nesse mês foram contempladas cerca de 5,39 milhões de pessoas com o benefício.

Quem acompanha o Brasil 123 sabe que em abril o número de pessoas atendidas pelo Auxílio Brasil chegou a 18,06 milhões de famílias.

Como se observa, existe uma grande diferença no número alcançado pelos dois benefícios, e assim, fica a dúvida dos cidadãos em relação ao motivo que faz com que nem todos tenham acesso ao subsídio para ajuda na compra do gás de cozinha.

Quem tem direito a receber o Vale-Gás?

Em primeiro lugar, saiba que o programa é voltado para as famílias com registro ativo e atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional.

Além disso, são contempladas as famílias que tenham entre seus membros, residentes no mesmo domicílio, quem receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

E segundo o governo, por não haver orçamento que viabilize o repasse a todos aqueles que se encaixam nos critérios, ficou estabelecida a concessão preferencial às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

Ainda mais, de acordo com o Ministério da Cidadania, excepcionalmente nos primeiros 90 dias, a prioridade de pagamento do Vale-Gás segue essa ordem: beneficiários do Auxílio Brasil com menor renda per capita e com maior quantidade de integrantes na família.

Para quem não está familiarizado, o Vale-Gás repassa aos contemplados um valor de 50% do preço médio nacional do gás de cozinha, a cada 2 meses, junto com o calendário do Auxílio Brasil.

Quando teremos mais famílias inseridas?

Como mencionado, a dificuldade reportada pelo governo fica por conta do Orçamento, que ainda não permite inserir todos os beneficiários de uma vez. Nesse contexto, o ministério da Cidadania já chegou a sinalizar algumas vezes que haverá sim a ampliação do benefício, mas de forma gradual, e até 2023:

“O programa admitirá a entrada gradativa de mais famílias, de modo que, em setembro de 2023, todos os beneficiários do Programa Auxílio Brasil sejam atendidos”, informa a pasta em nota.

Calendário do Vale-Gás

Veja como foi estabelecido o escalonamento dos créditos.

  • NIS de final 1 – 14 de abril;
  • NIS de final 2 – 18 de abril;
  • NIS de final 3 – 19 de abril;
  • NIS de final 4 – 20 de abril;
  • NIS de final 5 – 22 de abril;
  • NIS de final 6 – 25 de abril;
  • NIS de final 7 – 26 de abril;
  • NIS de final 8 – 27 de abril;
  • NIS de final 9 – 28 de abril;
  • NIS de final 0 – 29 de abril.

Veja também: Aprovada isenção de Imposto de Renda sobre participação nos lucros de empregados

5/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

1 comentário
  1. Dirlei stohr Diz

    Eu quero saber sobre o programa vale gaz

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.