Universidade pública ou particular: qual a melhor?

0

Decidir se vai estudar em uma universidade pública ou em uma particular é uma tarefa difícil para muitos estudantes. Existem muitas diferenças entre esses dois tipos de instituições e, por isso, é preciso levar isso em consideração na hora de escolher a faculdade. Então, se você está passando por esse momento decisivo, chegou a hora de descobrir qual delas é a melhor opção para sua carreira.

Universidade pública ou particular:  diferenças de gestão

Antes de mais nada, vale a pena entender que a gestão de uma instituição pública é feita pelo governo, seja ele federal ou estadual. A de uma particular, por sua vez, é feita pelos responsáveis pela universidade. Com isso, é comum que existam diferenças na estrutura de uma para a outra.

É muito comum que a aparência, quantidade de equipamentos e recursos tecnológicos sejam maiores nas particulares, pois elas não dependem de verba governamental para isso.

Qualidade de ensino: onde é melhor, na universidade pública ou na particular?

O nível de ensino não depende apenas de ser uma instituição pública ou particular. Na verdade, ele também tem a ver com a formação de professores. Além disso, a grade curricular também influencia na qualidade do curso.

Em geral, as instituições públicas têm professores com maior grau de formação. É comum que muitos deles já tenham doutorado! No entanto, vale a pena lembrar que o foco ao estudar numa faculdade pública não é apenas no ensino.

Apesar de muitas pessoas não saberem, existe um tripé universitário. Ele é composto por três eixos: ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, algumas instituições públicas focam menos nas matérias voltadas para a formação e mais em atividades de pesquisa, como Iniciação Científica. Sendo assim, para quem deseja atuar como pesquisador, é uma ótima chance.

Já na particular, por outro lado, o ensino é o pilar mais forte. Portanto, o foco é maior nas matérias do curso, mesmo que existam projetos de extensão e pesquisa.

Empregabilidade e entrada no mercado de trabalho

Enquanto a pública se destaca no eixo acadêmico, a particular se destaca no mercado de trabalho! Por focar mais nas matérias de formação da área de estudo, além do fato de ter infraestrutura mais moderna, uma instituição particular prepara melhor os alunos para as oportunidades de emprego.

Aliás, muitas instituições privadas têm parceria com empresas. Dessa maneira, elas possibilitam que os alunos façam bons estágios ao longo do curso e, assim, consigam trabalhar na área com mais facilidade.

Custos de uma faculdade

É fato que os custos pesam na balança na hora de decidir entre ir para a universidade pública ou para a particular. Em geral, as particulares cobram mensalidades, enquanto as públicas são gratuitas. Porém, nem sempre elas chegam a locais afastados das capitais. Com isso, é preciso ter o custo de transporte ou até de moradia em outra cidade.

Sendo assim, analise bem os custos. Aliás, lembre-se também que existem possibilidades de entrar numa boa particular usando a nota do ENEM e, assim, conseguir uma bolsa do ProUni. Com esses fatores em mente, será mais fácil decidir onde fazer sua faculdade e dar esse passo importante para a sua carreira.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.