5 dicas para escolher o curso na faculdade

0

Quem está no terceiro ano do ensino médio sabe as dificuldades que existem para escolher o curso na faculdade. Porém, o problema não é falta de opção! Na verdade, surgem muitas possibilidades e é preciso procurar fazer algo que goste, assim você evita o risco de se arrepender do curso depois. Então, neste artigo, trouxemos cinco dicas para te ajudar na escolha do curso na faculdade.

Avalie as suas habilidades

Avaliar as habilidades pessoais pode ser uma ótima ideia para a escolha do curso superior. Sendo assim, você deve analisar quais são os seus talentos, o que você se sente bem fazendo e quais são os seus pontos positivos e negativos. Aliás, também é interessante pensar nas matérias que você dominava na escola. Além disso, vale a pena buscar cursos em áreas que você tenha mais facilidade e te dê prazer. Quando você fizer isso, perceberá quais áreas se aproximam dos seus interesses na hora da escolha do curso superior.

Conheça a fundo cada curso do seu interesse

É muito aconselhável que você conheça a fundo cada curso do seu interesse. Dessa forma, faça uma lista de opções! Em seguida, veja a olhada na grade curricular, pesquise sobre o curso e entenda as exigências que ele traz. Use a Internet a seu favor nessas pesquisas e vá a feiras de profissões e eventos oferecidos pelas próprias instituições. Ademais, frequente palestras oferecidas por professores, coordenadores de cursos e profissionais que já trabalham na área.

Avalie maneiras de permanecer na faculdade

Não basta só escolher o curso superior e realizar. Pessoas com renda mais baixa ou com interesse em cursos mais caros precisam de ajuda para conseguir pagar todos os custos que surgem na faculdade. Apesar de muitos estudantes pensarem apenas na mensalidade, há outros valores, como materiais e trabalhos. Por isso, pense em formas de conseguir custear sua gradução.

Com isso, há bolsas e programas estudantis que podem ajudar os alunos. Em primeiro lugar, há o ProUni. Além dele, também existe o FIES! Então, entenda como a sua nota do ENEM pode te ajudar a conseguir participar de um desses projetos.

Faça testes vocacionais

Fazer testes vocacionais pode ajudar na escolha do curso. É possível fazê-los pela internet ou buscando a ajuda de psicólogos e coaches, que irão analisar as características pessoais, os talentos e as habilidades. Assim, esses profissionais indicam quais áreas se aproximam de você. Portanto, se você ainda está dúvida sobre a faculdade, vale a pena fazer os testes.

Converse com profissionais da área que você pretende fazer faculdade

Conversar com profissionais da área pode ajudar a ter uma opinião de como está o mercado de trabalho, descobrir as vantagens e as dificuldades. Aliás, isso também ajuda a ver como é a rotina de trabalho! Logo, essa é mais uma forma de ver como é o trabalho no curso escolhido para você ver se sentiria feliz e realizado dentro da área escolhida.

Lembre-se que essas dicas para escolher a faculdade vão te dar um direcionamento. Porém, não se esqueça de levar em consideração fatores mais práticos, como os cursos disponíveis onde você mora e o mercado em que deseja atuar.

 

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.