Saiba para que serve a nota do ENEM 2021

0

Muitos estudantes veem o Exame Nacional do Ensino Médio apenas como uma prova que marca o fim da vida escolar. No entanto, a verdade é que a nota do ENEM possui diversas funcionalidades.

Além de permitir o ingresso em universidades públicas, ela também garante bolsas de estudos, descontos e formações no exterior. Então, continue lendo e descubra como usar a sua nota do ENEM 2021.

Como usar a nota do ENEM para entrar em uma universidade pública?

Em primeiro lugar, vamos falar sobre a possibilidade mais buscada por quem quer entrar no ensino superior. Por meio do SiSU, que é o Sistema de Seleção Unificada, é possível conseguir uma vaga em universidade pública usando a nota obtida na prova.

Além disso, existem instituições que usam a nota do ENEM para compor a pontuação final. Ou seja, você pode usar seu resultado no exame para complementar a sua nota no vestibular próprio da universidade.

Como usar a nota do ENEM para entrar em universidades particulares?

Quer entrar em universidade privada, mas não tem como pagar a mensalidade? O ENEM te ajuda nisso! Através do exame, é possível conseguir uma bolsa ou um financiamento. Entenda melhor como isso funciona!

ProUni

A sigla significa “Programa Universidade para Todos“, um programa do governo federal que concede bolsas de estudos. Existem três tipos de pré-requisitos para conseguir esse benefício:

  • a nota do ENEM, que precisa ser acima de 450 pontos no ENEM mais recente;
  • o nível de renda do estudante, pois o foco do programa é auxiliar quem ganha até 3 salários mínimos;
  • a escolaridade, uma vez que é preciso ter estudado em escola pública no ensino médio ou ter sido bolsista integral em escola particular.

Se você seguir essas regras, pode conseguir bolsa de 50%, caso sua renda familiar per capita seja de até 3 salários mínimos. Se for de até um salário mínimo e meio por pessoa da família, você pode conquistar uma bolsa integral.

Fies

Pessoas que têm a renda acima da máxima permitida para o ProUni também podem entrar numa universidade particular usando a nota do ENEM. Para isso, existe o Financiamento Estudantil (Fies), que financia as mensalidades da graduação com taxas de juros mais baixas. Ou seja, você pode fazer faculdade com pagamento facilitado.

Como usar a nota do ENEM para estudar fora do Brasil?

Talvez você não saiba, mas existem universidades de Portugal que possuem convênio com o Brasil. Portanto, usando a nota do ENEM, é possível ingressar em alguma delas. Atualmente, há dezenas de instituições portuguesas conveniadas!

Percebeu como a nota do ENEM pode dar um novo rumo para a sua carreira? Por isso, se prepare para o exame e saiba aproveitar a reta final a seu favor para ter um bom desempenho.

Avalie o Artigo:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.