ENEM 2021: saiba o que fazer na reta final

0

Falta menos de uma semana para o primeiro dia ENEM 2021! Embora seja a reta final, muitos estudantes ainda sentem que não estão preparados o suficiente para a prova. Se você também tem essa sensação e não sabe o que fazer, chegou a hora de acabar com a dúvida, pois nós separamos as melhores dicas para você aproveitar ao máximo esses últimos dias. Confira!

O que fazer na reta final do ENEM 2021

Apesar do desespero que surge nesse momento, geralmente associado à vontade de estudar todos os tópicos que ficaram para trás ao longo do ano, essa não é a melhor atitude. Tentar aprender um novo tópico super complexo de Química ou decorar todas as fórmulas de Física agora são ações que geram mais ansiedade. Portanto, veja o que você pode fazer até o dia do exame.

Separe os materiais e documentos que você vai precisar

Os últimos dias antes do ENEM 2021 são ideias para que você separe tudo que vai levar no exame. Sendo assim, confira se você tem os materiais necessários e, se não tiver, compre com antecedência; nem sempre há uma papelaria aberta por perto em um fim de semana. Aliás, veja também a sua documentação! Certifique-se de deixar seu documento de idade num local de fácil acesso e elimine a preocupação de ter que procurá-lo minutos antes de ir fazer a prova.

Organize sua rotina de sono

O sono é algo importante na vida de todo estudante e se torna ainda mais indispensável quando há uma prova tão grande se aproximando. Logo, se você costuma deitar para dormir muito tarde, tente mudar esse hábito ao longo dos próximos dias e passe a acordar num horário que te deixe com mais produtividade. Isso vai ser muito útil durante a prova!

Simule o trajeto até o local de prova do ENEM 2021

Você não quer entrar na lista de “atrasados do ENEM 2021″, certo? Então, veja exatamente onde é seu local de prova e faça esse trajeto com o mesmo meio de transporte que usará no dia da prova. Essa é uma maneira simples de prever pontos de trânsito e qualquer tipo de dificuldade de transporte que haja no caminho. Dessa forma, você evita imprevistos!

Veja vídeos de resoluções comentadas de outras edições do ENEM

Se você é do tipo que não consegue ficar sem estudar em véspera de provas, use isso a seu favor no ENEM 2021. Em vez de tentar aprender assuntos que você não deu conta ao longo do ano e que certamente não vai aprender às pressas, busque resoluções de questões comentadas dos anos anteriores. Com isso, você consegue absorver informações de como resolver determinados tipos de exercícios que tendem a aparecer na prova novamente, mas sem se sobrecarregar.

Faça um último teste de redação para o ENEM 2021

A redação é uma das partes mais importantes da nota do ENEM. Por isso, se você ainda não se sente completamente seguro quanto à produção textual, aproveite a reta final para fazer uma última redação teste. Escolha um tema de atualidades e escreva seguindo as normas do ENEM 2021. Além disso, cronometre o tempo, uma vez que ele será cronometrado durante a prova. Assim, você já se acostuma com essa “pressão” e diminui os riscos de se atrapalhar com o horário no dia do exame.

Faça atividades relaxantes, principalmente na véspera

Por fim, é essencial que você descanse o corpo e relaxe a mente. A véspera do ENEM 2021 não deve ser um momento de estresse! Procure vídeos de meditação guiada, faça alguma atividade física e se envolva em tarefas que vão aliviar a ansiedade pré-prova.

Com essas dicas, sem dúvidas você terá o melhor aproveitamento da reta final do ENEM. Por isso, coloque-as em prática o quanto antes para ter bons resultados.

 

Avalie o Artigo:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.