Traumas psicológicos: o que são e quais as suas consequências

Entenda o que faz surgir um trauma e qual a melhor forma de lidar com ele

0

Traumas psicológicos acontecem quando uma pessoa sofre emoções muito forte e não conseguem administrá-las. Isso faz com que as respostas dela a outras questões, parecidas ou que a lembrem do acontecido, sejam exageradas. Dessa forma, ela passa a se sentir ameaçada pelo mundo, o que a impede de viver plenamente.

Por isso os traumas psicológicos precisam ser identificados e tratados por profissionais, como psicólogos e psiquiatras. Isso porque eles são qualificados e capazes de fazer o acompanhamento de uma pessoa traumatizada, visando restabelecer sua saúde mental.

NÃO FAÇA ISSO se não quiser piorar a sua ansiedade

Continue acompanhando este artigo para saber mais sobre como esses traumas surgem e como lidar com eles.

A formação do trauma

Diante de uma situação que ocasionou fortes emoções negativas, uma pessoa pode passar a temer reviver a situação. Como não há como prever o que acontecerá em seguida, o seu corpo e mente estão sempre preparados para sofrem “o ataque” novamente. E isso faz com que uma pessoa viva em constante tesão, estresse e ansiedade. Em muitos casos, elas se afastam das outras pessoas e se fecham no seu mundo, como um mecanismo de segurança.

Os traumas acontecem em diversas situações. Ao contrário do que muitos pensam, não é apenas um evento que pode desencadeá-los. Pode sim acontecer um evento traumático, que influenciará nas emoções de alguém por muito tempo. Entretanto, uma pessoa que é exposta constantemente a uma situação ruim também pode sentir-se mal com ela e traumatizar-se, mesmo que essa exposição dure muitos anos.

E ele pode decorrer de acidentes, qualquer tipo de violência, traições, perdas (como morte ou separação), dentre tantas outras situações.

Relaxar a mente: 14 pequenos hábitos para aplicar no dia a dia

Quais as consequências de um trauma psicológico

Um trauma influencia as emoções fazendo com que a capacidade de uma pessoa de lidar com elas seja reduzida. Ou seja, ele provoca a sensação de perda de controle. E uma pessoa traumatizada sente que não conseguirá recuperá-lo, passando a temer tudo à sua volta.

São muitos os sentimentos que perduram após um trauma psicológico. Conheça alguns deles:

  • Ansiedade
  • Tremores pelo corpo
  • Suor
  • Taquicardia
  • Culpa
  • Medo
  • Irritabilidade
  • Insônia
  • Distúrbios gástricos
  • Vômitos
  • Dentre outros

Todos eles podem passar a acontecer com frequência após a situação traumática, prejudicando muito a vida de uma pessoa. Ou seja, um trauma psicológico gera para alguém problemas emocionais e dificuldade de administrar a própria vida.

Qual o tratamento para traumas psicológicos

Infelizmente, é muito difícil para uma pessoa traumatizada conseguir lidar com o trauma sozinha, por mais que se esforce. Isso acontece porque ela perde a capacidade de administrar suas emoções, portanto de agir de forma coerente a partir delas.

Por isso, é fundamental contar com a ajuda de profissionais da área de saúde, especialmente psicólogos e psiquiatras. Através do acompanhamento e da identificação dos gatilhos, pode-se começar a trabalhar neles para voltar a ter autonomia e autoconfiança. É preciso, também, encarar os traumas psicológicos dia após dia, buscando reformular uma rotina saudável.

Como é uma crise de ansiedade e como controlar?

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.