Como é uma crise de ansiedade e como controlar?

Conheça agora os sintomas da crise de ansiedade e como controlar

0

Você sabe como é uma crise de ansiedade e como controlar? Se a resposta a estas perguntas for não, este artigo é para você. Hoje, aqui no Brasil 123, vamos te contar mais sobre este assunto e te mostrar algumas dicas importantes para que você saiba o que fazer se isso acontecer com você.

O que é crise de ansiedade?

Crise de ansiedade ou crise de pânico é um episódio súbito de nervosismo, atrelado a medo e confusão. É uma reação exagerada do organismo a uma situação desagradável. Assim, qualquer coisa pode servir de “gatilho” para uma crise como esta, e pode variar de pessoa para pessoa.

Geralmente, a crise apresenta sintomas físicos e baseia-se em uma ameaça que, basicamente, não existe na realidade, mas que foi inventada e produzida pelo imaginário da pessoa.
Mas você sabe quais os sintomas de uma crise de ansiedade? É sobre isso que falaremos no tópico a seguir!

Como é uma crise de ansiedade?

Como vimos anteriormente, a crise de ansiedade é o momento em que os sintomas do estresse e ansiedade se apresentam de forma intensa e abruptamente. Muitas coisas podem causar ou desencadear uma crise de ansiedade, como traumas, estresse excessivo, doenças físicas e até genética.

Um outro fator comum em quem apresenta o transtorno de ansiedade, é a depressão. Afinal, alguns pacientes acometidos com a doença costumam alternar entre quadros de depressão e crises de ansiedade.

Para saber se está tendo uma crise, o primeiro passo é saber quais são os sintomas que ela geralmente apresenta. Separamos a seguir, alguns dos principais sintomas de uma crise de ansiedade, sendo eles:

  • Falta de ar e dificuldade para respirar;
  • Sensação de boca seca;
  • Calafrios e tremores,
  • Episódios de desmaio;
  • Tonturas e náuseas;
  • Inquietude;
  • Angústia.

Além dos sintomas físicos, como coração acelerado, respiração ofegante e suor nas mãos, é comum que, durante uma crise de ansiedade, a pessoa acometida por esta doença tenha também a sensação de que algo horrível e inevitável está prestes a acontecer.

A sensação de impotência diante dos problemas também é muito comum para quem está tendo uma crise como esta.

A crise de ansiedade é o momento em que os sintomas do estresse e ansiedade se apresentam de forma intensa - Reprodução AdobeStock
A crise de ansiedade é o momento em que os sintomas do estresse e ansiedade se apresentam de forma intensa – Reprodução AdobeStock

Como controlar uma crise 

Como vimos, passar por uma crise de ansiedade pode ser horrível e perturbador. No entanto, com algumas atitudes simples, é possível que você consiga controlá-la de forma rápida e eficaz. Por exemplo:
Tente focar na respiração, afinal, a hiperventilação faz com que a sensação de desespero aumente, por isso, procure respirar devagar e de forma tranquila;

Desvie sua atenção do que está causando a crise. Dessa forma, tente se lembrar de momentos felizes de sua vida, ou se imaginar em lugares tranquilos e que te tragam paz;

Tente ouvir uma música relaxante e busque sons e texturas que acalme você.
Assim, talvez você consiga diminuir os efeitos das crises e fazer com que elas passem mais rapidamente.

Agora você já sabe como é uma crise de ansiedade e como controlá-la.
Mas, se elas ficarem mais recorrentes, procure ajuda profissional, para melhorar sua qualidade de vida.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.