O saque-aniversário está com os dias contados, se depender da vontade do ministro de Lula. Contudo, os saques ainda estão liberados para os trabalhadores que possuem conta no FGTS e, por isso, quem quiser adiantar os valores, precisa correr ainda neste mês. Segundo o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o fim da modalidade precisa de uma mudança de lei, que só acontecerá no Congresso.
Apesar disso, o novo governo pretende acabar com a modalidade e colocar uma nova regra no lugar, que ainda não foi divulgada. Além disso, o novo funcionamento do saque-aniversário pode ser discutido na próxima reunião do Conselho Curador do FGTS, no dia 21 de março.
Dinheiro liberado em março
Com a chegada de mais um mês, agora novos trabalhadores podem solicitar o saque-aniversário diretamente de suas contas do FGTS. Vale lembrar que as regras ainda não mudaram e, por isso, é preciso entender os prós e os contras da modalidade. Além disso, para quem deseja pegar um empréstimo consignado na modalidade, a atenção tem que ser redobrada.
A partir do dia 1° de março, já pode solicitar o saque-aniversário os trabalhadores que nasceram neste mês. Além disso, a data marca o fim do prazo de solicitação de aderência para os nascidos em fevereiro, mas o pagamento pode acontecer até o final de abril. Março também é o último mês para que os nascidos em janeiro recebam os valores.
Para quem deseja aderir à modalidade, é preciso entender que acontece o bloqueio do valor em caso de demissão e o trabalhador não pode mudar isso por 2 anos, seguindo as atuais regras. Por outro lado, quem deseja pegar um empréstimo consignado para aderir ao saque-aniversário precisa olhar bem a taxa de juros, que não pode ser alta, já que essa é uma operação de baixo risco para os bancos.
Fim do saque-aniversário
Com o anúncio de um possível fim do saque-aniversário, muitos brasileiros foram ao aplicativo do FGTS para fazer o saque do dinheiro. Apesar disso, somente os nascidos em janeiro, fevereiro e março conseguiram fazer isso. Contudo, quem nasceu nos outros meses do ano pode fazer também, mas precisará pagar juros.
Isso porque é possível fazer uma antecipação do saque-aniversário em diversos bancos. Com isso, a modalidade funciona como um empréstimo. Dessa forma, você precisa aderir à modalidade no aplicativo do FGTS e, posteriormente, procurar uma instituição que faça o adiantamento. Essa medida só vale a pena se os juros forem baixos.
Segundo o novo governo, o saque-aniversário atrapalha as contas dos trabalhadores, retirando valores importantes em caso de demissão. Contudo, opositores afirmam que o governo não deveria bloquear um dinheiro que é do trabalhador. O governo vai discutir a pauta ainda neste ano. Porém, a ideia do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, é de extinguir o atual saque-aniversário e colocar outro projeto no lugar.
Leia agora: PIS/PASEP CANCELADO? Veja quem não vai receber o dinheiro!
Não sei se precisa acabar. Mais sei que e preciso liberar valores de pessoas que foram disparados sejusta causa e tem valores presos como e meu caso tô desempregada e tenho um bom valor que tá me fazendo muita falta por favor Luiz VMarinho libera esses valores pelo amor de Deus …