Saiba quais os impactos da guerra em nosso dia a dia

O conflito entre Rússia e Ucrânica tem potencial de afetar a nossa economia aqui no Brasil

0

O conflito com a Rússia a Ucrânia atinge o undo todo, inclusive o Brasil, provocando sérios efeitos na nossa economia em consequentemente, no dia a dia dos brasileiros. Saiba os impactos da guerra em nosso dia a dia lendo este artigo.

A guerra entre a Rússia e Ucrânia começou há 3 meses, com a invasão da Rússia em território ucraniano e já fez milhares de vítimas. Entretanto, estes não são apenas estes países que sofrem com a guerra, uma vez que o seu reflexo chega a partes de todo o mundo, inclusive no Brasil.

Falas sobre a guerra Rússia-Ucrânia movimentam reunião em Davos

Mas, quais os impactos da guerra em nosso dia a dia aqui? É isso que você saberá, abaixo.

Como a guerra afeta a economia no Brasil?

A Rússia e a Ucrânia produzem commodities e exportam para outros países. Alguns dos mais exportados por estes países são grãos, fertilizantes e trigo. Mas por que isso nos afeta? Porque as commodities são fundamentais para a produção de outros itens, como o combustível.

E o preço do combustível no Brasil segue o preço internacional. Dessa forma, se a Rússia não consegue prover o necessário para a produção, a oferta de combustível cai, fazendo com que o seu preço aumente no mundo todo. Inclusive aqui, no Brasil. Isso acontece por causa da oferta X procura. Ou seja, quanto maior a procura e menor a oferta, maio o preço.

O que são commodities?

As commodities são matérias-primas para muitos outros produtos. Ou seja, muitas coisas não existiriam sem elas. Mesmo com esse nome difícil e pouco falado, elas fazem parte do nosso dia a dia. Por exemplo, açúcar, cafe, laranja, milho, soja, trigo, e algodão são algumas das commodities que estão presentes na rotina de todos os países. E eles são exportados pelo Brasil.

Guedes atribui falta de aumento no salário mínimo à Guerra e pandemia

Impactos da guerra na exportação e importação

Os impactos da guerra em nosso dia a dia não se relacionam apenas ao combustível, afetando as pessoas que têm carro. Eles também abrangem tudo aquilo que precisa ser importado e exportado, à medida que os veículos utilizados para fazer este transporte precisa de combustível.

Ou seja, o preço para os mais diversos itens chegarem até os consumidores, ou as lojas nas quais eles adquirem os produtos, sobe. Como consequência, os produtos aumentam de preço nas prateleiras dos supermercado, por exemplo. E quem paga por isso é o consumidor final, as pessoas que precisam adquirir os produtos.

Ou seja, com o preço de vários produtos aumentando, a inflação fica em alta, prejudicando a economia e as pessoas.

Como se preparar para os impactos da guerra no nosso dia a dia

Mantenha-se informado a respeito dos acontecimento do mundo. Saiba o que está subindo de preço e porque. Aprenda a economizar e a investir, para que o seu dinheiro renda mais e você possa n=enfrentar períodos difíceis de maneira mais tranquila. Tentar entender o que acontece no mundo e como isso chega até você já é um grande passo para estar preparado.

Guerra na Ucrânia e lockdowns na China podem elevar inflação no Brasil

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.