Saiba como identificar uma pirâmide financeira

Confira agora algumas dicas para reconhecer uma pirâmide financeira

0

Os golpes têm sido cada vez mais frequentes no dia a dia das pessoas, por isso, saber identificar como os golpistas agem é fundamental para se manter longe das armadilhas. Por isso, saiba como identificar uma pirâmide financeira. Confira aqui no Brasil 123.

Pirâmides financeiras

Ao falar em pirâmide financeira, nem parece se tratar de um golpe, não é verdade? O nome não é desagradável, inclusive, parece denotar crescimento. Porém, essa é uma das características dos golpes, de início tudo é muito maravilhoso.
Mas você já ouviu que “quando a esmola é demais o santo desconfia”? Deveria ser assim mesmo, mas muitas pessoas não só não desconfiam como ficam extremamente empolgadas diante das promessas de crescimento financeiro exorbitante e rápido. Sendo assim, leia este post até o final e saiba como identificar uma pirâmide financeira.

O que é uma pirâmide financeira?

Afinal, o que é uma pirâmide financeira? Bom, como você já deve ter percebido até aqui, ela é um tipo de golpe. Mas, funciona da seguinte forma: o golpista diz que tem um negócio que gera rendimentos exorbitantes e, melhor ainda, sem risco algum.
Uma das principais regras da pirâmide financeira é que você deve convidar mais pessoas para fazer parte do esquema. Sendo assim, quando esses novos usuários entram e realizam suas aplicações financeiras, o dinheiro deles é repassado para os participantes mais antigos.
Então, esse mesmo esquema se repete, até que o número de pessoas cresce de tal forma que não é possível sustentar a todos e a pirâmide se rompe, deixando grande parte das pessoas com muitos prejuízos. Por isso, saber como identificar uma pirâmide financeira é muito importante.

Como identificar uma pirâmide financeira?

A estrutura de funcionamento de uma pirâmide financeira não é complexa. Por isso, se você ficar atento aos detalhes conseguirá identificar esse golpe facilmente.

Promessa de lucros exorbitantes

Uma das primeiras características desse tipo de esquema é a promessa de lucros altos. Geralmente, o lucro que se oferece é muito superior ao comum, então, não fique eufórico diante de uma promessa assim.
Além disso, essa garantia de lucro é seguida da garantia de que não há nenhum risco. Isso é muito suspeito, afinal, não há investimento legal que seja isento de risco.

Informações exclusivas

É claro que você não sairá por aí aplicando seu dinheiro com pessoas desconhecidas sem antes questioná-las quanto ao processo. Porém, os golpistas, quando questionados, passam a querer tentar te ludibriar com algumas informações que eles julgam exclusivas.
Então, eles começam a te dizer alguns “segredos” que os bancos e as demais empresas escondem de você. Porém, isso é apenas uma tática para fazer com que você entre na rede.
Neste momento você deve tomar muito cuidado, pois é aqui que o golpista fará de tudo para te convencer, e as informações dele provavelmente farão sentido.

Forma de identificar uma pirâmide financeira - Reprodução AdobeStock
Forma de identificar uma pirâmide financeira – Reprodução AdobeStock

Cumprir com a promessa

O que faz com que muitas pessoas caiam no golpe da pirâmide financeira é que inicialmente, para ganhar confiança dos usuários. O golpista realiza o pagamento daquilo que prometeu. Assim, a pessoa acredita que o esquema realmente funciona.
Porém, como dito anteriormente, com o passar do tempo esse pagamento não é mais feito, e deixa a pessoa com muitos prejuízos.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.