INEP divulga resultado dos pedidos de reaplicação do ENEM

0

Este ano, estudantes que não puderam comparecer em algum dos dias do Exame Nacional do Ensino Médio tiveram um período para fazer os pedidos de reaplicação do ENEM. Sendo assim, o INEP divulgou os resultados de quem poderá fazer a prova em outra data. Então, veja agora como descobrir se você terá direito a esse benefício.

Quais são os critérios para os pedidos de reaplicação do ENEM serem aceitos?

Antes de mais nada, vale a pena saber que a reaplicação do exame será feita apenas para candidatos que perderam o primeiro dia, o segundo dia ou dois dias de prova por algum dos motivos aceitos pelo INEP. Por isso, confira quais situações garantem o direito de reaplicação:

  • desastres naturais, ou seja, enchentes, desabamentos, entre outros fatores de origem natural;
  • falta de luz no local de prova, como aconteceu em algumas cidades;
  • problemas logísticos, como as operações policiais que ocorreram no Rio de Janeiro;
  • problemas tecnológicos, isso é, falha no dispositivo utilizado para quem realizou o ENEM digital ou nos equipamentos oferecidos a candidatos com deficiência;
  • erros na aplicação, como ocorreu durante o segundo dia de prova no IFB, em Brasília;
  • sintomas de COVID-19 ou outras doenças infectocontagiosas;
  • outros fatores de força maior, como, por exemplo, acidente e hospitalização do candidato.

Portanto, quem enfrentou qualquer uma dessas situações estava apto para os pedidos de reaplicação do ENEM. No entanto, o INEP exigiu comprovantes que validassem esses fatores e analisou quem realmente poderá fazer a prova em janeiro de 2022.

Como conferir o resultado dos pedidos de reaplicação do ENEM 2021?

Caso tenha solicitado a reaplicação, é possível conferir o resultado no site do INEP. A reaplicação do exame vai acontecer nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. Por isso, quem teve o pedido aprovado deverá ficar atento aos locais de prova e comparecer no dia correto. Sendo assim, quem perdeu apenas o primeiro dia do ENEM deverá realizar somente a reaplicação no dia 9 de janeiro.

Quem perdeu o segundo dia, fará a prova no dia 16 de janeiro. Quem perdeu os dois dias, por sua vez, terá que comparecer nas duas datas. Vale ressaltar que, após esse período, não haverá outra possibilidade de refazer o ENEM 2021.

Quais outras pessoas poderão fazer o ENEM nestas datas?

Embora os pedidos de reaplicação do ENEM sejam voltados para quem se enquadra em alguma das especificações acima, outras pessoas também farão a prova nas novas datas. São elas:

  • pessoas privadas de liberdade ou que estão cumprindo medidas socioeducativos;
  • pessoas que se inscreveram após o período de pedidos de isenção do ENEM 2020 e que faltaram na edição anterior do ENEM devido à pandemia.

Agora, se você conseguiu a chance de fazer o ENEM em janeiro, aproveite essa reta final para se preparar para a prova. Assim, você aumenta suas chances de conseguir uma boa nota do ENEM!

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.