Restituição do Imposto de Renda terá ajuste de 1%

A partir do 2º lote da restituição do Imposto de Renda será feito um ajuste de 1% sobre o valor, devido a atualização da taxa Selic

0

A Receita Federal inicia nesta terça-feira, 31 de maio, os pagamentos da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). De acordo com o órgão, os pagamentos serão efetuados em cinco lotes (confira o calendário completo mais abaixo), que se encerrarão em setembro de 2022.

Segundo informado no portal Concursos no Brasil, a Receita Federal prevê uma correção de 1% sobre a taxa Selic, que deverá ser pago a partir do 2º lote, que está marcado para ser liberado no final de junho.

Motivo do ajuste

O ajuste será feito devido ao aumento na taxa básica de juros da economia (Selic). No início do mês de maio, a taxa subiu de 11,86% para 12,75%.

Por esse motivo, as rodadas dos demais lotes da restituição seguirão a lógica do aumento, havendo, assim, o ajuste de 1% sobre a taxa. Deste modo, os contribuintes que fizeram o envio da declaração do IRPF por último e receberão a restituição também por último, terão mais alta nos ganhos.

Calendário completo da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física 2022

De acordo com o site da Receita Federal, o pagamento da restituição do IRPF 2022 será feito em cinco lotes, de acordo com o calendário:

LOTE

DATA DE PAGAMENTO
1º lote

31 de maio

2º lote

30 de junho
3º lote

29 de julho

4º lote

31 de agosto
5º lote

30 de setembro

Neste primeiro lote que será liberado amanhã (31 de maio), serão distribuídos para 3.383.969 contribuintes, um total de R$ 6,3 bilhões. Este lote será para os grupos prioritários:

  • 226.934 contribuintes idosos com 80 anos ou mais;
  • 2.305.412 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 149.016 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 702.607 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Como saber se tenho direito a receber a restituição?

Os contribuintes interessados em saber se terão direito à restituição do IRPF 2022, deverão seguir os seguintes passos:

  • Acessar o site Meu Imposto de Renda;
  • Na lista “Serviços”, clicar em “Consultar a restituição”;
  • Na página que abrir, deverá clicar no botão verde “Iniciar”;
  • Na página seguinte, o contribuinte deverá preencher o número do seu CPF, a data de nascimento e o captcha e clicar em consultar.

Para obter informações mais detalhadas e saber se sua declaração caiu na malha fina, o contribuinte deverá acessar o portal e-CAC.

 

Leia também: CNH GRÁTIS: Inscrições até 6 de junho, veja como fazer

5/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.