Restituição do Imposto de Renda: Quais as datas de pagamentos em 2022?

Divulgado o cronograma dos lotes de restituição do IRPF 2022

0

A Receita Federal divulgou as datas de restituição do imposto de renda 2022. Aliás, para quem não acompanhou, o prazo final para a entrega da declaração foi prorrogado, e a data oficial passa a ser dia 31 de maio.

Até as 11 horas da segunda-feira (18), foram enviadas para a Receita 14.453.675 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-calendário 2021.

Restituição do Imposto de Renda: Quais as datas de pagamentos em 2022?
Restituição do Imposto de Renda: Quais as datas de pagamentos em 2022? – Foto: Reprodução

Lotes de restituição do Imposto de Renda

Como se sabe, normalmente são 5 lotes ao todo para o procedimento de restituição, e as datas para 2022 estão definidas, acompanhe:

Lote

Data de crédito
1º Lote

31 de maio

2º Lote

30 de junho
3º Lote

30 de julho

4º Lote

31 de agosto
5º Lote

30 de setembro

Quais os requisitos para receber?

É preciso ter conta bancária em seu nome. Ainda mais, você pode indicar uma chave PIX para o recebimento, desde que ela seja o seu CPF.

E vale destacar que se você escolheu o pagamento da restituição por PIX, você pode alterar o banco direto no PIX, sem precisar retificar a declaração.

É possível consultar a situação da minha restituição?

Sim, você pode realizar a verificação por meio do aplicativo ‘Meu Imposto de Renda’, disponível para celulares e tablets, ou pode optar pela consulta no site, por meio deste link.

Como é feito o pagamento da restituição do imposto de renda?

O crédito da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Por isso, se por algum motivo o crédito não for realizado (se, por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil (BB).

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal Banco do Brasil, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades).

Por fim, caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá requerê-lo por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Veja também: Benefício extra do Auxílio Brasil: Lira pede responsabilidade fiscal na votação

5/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.