Benefícios do agrião para a saúde

Veja agora quais benefícios o agrião pode trazer para você

0

O agrião é um famoso vegetal, que costuma está muito presente nas mesas dos brasileiros, além de ser um poderoso aliado quando estamos falando em nutrição e a saúde do nosso corpo. Contudo, por ser muito comum, as pessoas não costumam se perguntar o que ele traz de bom para nosso corpo. Você conhece todos os benefícios do agrião? Hoje, nós do Brasil 123, vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre esse vegetal incrível.

O agrião

O agrião é uma verdura com sabor e aroma muito característicos, sendo usado muito na alimentação do brasileiro, pois o seu baixo custo favorece o consumo. O seu custo é aproximadamente igual ao do pé de alface. 

O nome científico do agrião é Nasturtium officinale. Sua aparência é de folha pequena, de cor verde escura, flores brancas, com um sabor levemente picante. É da mesma espécie da couve, brócolis e acelga, que são chamados de crucíferos. 

Cultivo do agrião e seus benefícios

Seu cultivo é fácil e pode ser cultivado em casa, porém também é muito encontrado em supermercados e feiras de produtos coloniais. As folhas e os talos são comestíveis.

Aqui no Brasil o consumo do agrião é feito in natura, em saladas, ou na produção de pratos como refogados, sopas de legumes, pizzas, entre muitas outras variações.

Entre os nutrientes encontrados no agrião temos:

  • Vitaminas do complexo B, A, C e K
  • Minerais: potássio, ferro, cálcio e fósforo

Benefícios do agrião para a saúde

Confira abaixo uma lista de benefícios do agrião que separamos para você.

Benefícios do agrião na redução da pressão arterial

Além de reduzir a pressão arterial, o agrião previne doenças cardiovasculares. Se ingerido in natura, o potássio, cálcio e magnésio potencializam a redução da pressão arterial.

Deixam ossos e músculos mais saudáveis 

A vitamina K presente no agrião, favorece a absorção do cálcio no organismo, e desse modo, atua diretamente na proteção de ossos e músculos. 

Ajuda prevenir o diabetes

O agrião ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue, e assim favorece a diminuição da glicose e reduz a diabetes.

Ajuda no controle de peso

O agrião facilita a saciedade, e dessa forma, comemos menos, ingerindo a quantidade necessária de nutrientes. Assim, possui pouquíssimas calorias, e bastante nutrientes.

Ajuda amenizar os problemas respiratórios

O agrião ajuda a fortalecer o sistema imunológico, e assim, previne gripes e resfriados. Dessa forma, por ter ação anti-inflamatória e antioxidante, ameniza sintomas de asma, rinite, bronquite e sinusite.

Dicas para usar agrião - Reprodução AdobeStock
Dicas para usar agrião – Reprodução AdobeStock

Dá energia para o organismo

Por ter vitaminas A e C, o agrião dá, assim, mais energia e disposição para a realização das atividades cotidianas.

Auxilia no combate ao câncer

Por fim, o agrião, por possuir propriedades antioxidantes, é eficiente no combate das células causadoras do câncer. Evita e trata principalmente câncer de mama, próstata, esôfago e pâncreas.

Assim, coloque o agrião em sua alimentação com mais frequência para poder desfrutar de todos esses benefícios. Pode ser in natura, refogado, em sucos detox, e em muitas outras receitas.

5/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.