Alimentação saudável: o que é e como alcançá-la no dia a dia

Você não precisa fazer dietas loucas para se alimentar de forma saudável

0

Em busca de uma alimentação saudável, muitas pessoas acabam entrando em dietas loucas, que na verdade, não fazem bem à saúde. Toda dieta deve ser, sempre, acompanhada por um nutricionista ou nutrólogo, que dirá as quantidades exatas de cada alimento que você pode comer. Contudo, apenas a título informativo, veja, abaixo, o que é uma alimentação saudável e veja como você pode aplicá-la de forma simples, no seu dia a dia.

Padrões de beleza: o que são eles e porque você não deve segui-los

Sem exageros

Primeiramente, uma alimentação saudável é feita sem exageros. Ou seja, por mais que você esteja comendo algo saudável, você não deve comer muito disso. Caso você assim o faça, poderá, por exemplo, ganhar peso da mesma forma que se comesse alguma bobeira, mas moderadamente. Se atente a isso.

Não tem comida de menos

Jamais coma de menos. Muitas pessoas entram em dietas que pedem restrições na alimentação sem nenhum controle médico. Por isso, elas acabam não só eliminando as coisas que fazem mal para alimentação, como aquelas que fazem bem. E isso faz com que elas comam em tão pouca quantidade que os nutrientes não são o suficiente para manter o seu corpo com energia. Por isso, alimentar-se dessa maneira pode provocar cansaço físico e outras doenças.

Todos os nutrientes

Em uma alimentação saudável, todos os nutrientes estão presentes. Ou seja, você deve garantir que está comendo variedade suficiente de comida para obter os nutrientes necessários para manter o seu corpo em funcionamento.

Frutas, verduras e legumes

Em continuação ao tópico anterior, a variedade na alimentação é o que assegura a obtenção de todos os nutrientes importantes para o corpo. Por isso, inclua frutas, verduras e legumes na sua alimentação diária. Não precisa comer o que não gosta, mas escolha os que mais gostar para comer sempre.

Como cuidar da saúde: siga essas dicas para ser mais saudável

É equilibrada

Muitas pessoas acreditam que, numa alimentação saudável, não estão presentes doces, frituras e comidas que fazem mal. Contudo, você pode comer o que quiser, desde que tenha moderação. Comer uma sobremesa aos finais de semana, ou um fast food, não fará mal. O importante é não consumir álcool, frituras, doces e comidas muito salgadas, todos os dias, já que isso alterará bastante a sua saúde e sua alimentação não tem como ser saudável dessa forma.

Evitar industrializados

As comidas industrializadas têm vários conservantes e ingredientes que não são naturais. A longo prazo, elas prejudicam muito a saúde, trazendo como consequências doenças que nem mesmo têm cura. Por isso, evite alimentos como comidas congeladas, biscoitos, bolos prontos, dentre outros.

Exames médicos

Por fim, para verificar sempre se falta algum nutriente ou vitamina, é necessário sempre visitar um médico e fazer exames de sangue. Isso porque o médico verificará se você precisa de reposição de algum nutriente. Afinal, você não conseguirá manter uma alimentação saudável, se não estiver comendo tudo que precisa para se manter forte e livre de doenças. Após os exames, siga à risca as recomendações médicas.

Positividade tóxica: acreditar que tudo sempre dará certo pode não ser bom

5/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.