Restituição do Imposto de Renda: 2º lote tem pagamento em junho; veja a data

Calendário tem 5 lotes ao todo

0

No dia 31 de maio foi liberado o pagamento do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 (IRPF), que ocorreu através de depósito na conta bancária indicada na declaração.

A saber, ao todo são 5 lotes para contemplar todos os contribuintes.

Restituição do Imposto de Renda: 2º lote tem pagamento em junho; veja a data
Foto: Reprodução

Calendário da restituição do imposto de renda

O contribuinte que tem direito à restituição deve ficar atento ao calendário e ainda é importante destacar que a Receita Federal não informa previamente quando vai pagar a sua restituição.

Então, alguns dias antes do pagamento de cada lote, você precisa consultar o site da Receita e verificar se sua restituição está prevista dentro do novo grupo.

Acompanhe as próximas datas:

Lote

Data

31 de maio

30 de junho

29 de julho

31 de agosto

30 de setembro

Existe prioridade nos pagamentos?

Vale destacar que a restituição obedece à uma fila de entrega, ou seja, aquele contribuinte que envia a declaração antes, recebe a restituição primeiro.

Apenas os idosos, pessoas com deficiência e professores têm a preferência no pagamento, os demais seguem pela cronologia da entrega da declaração.

Veja ainda: Cadastro Único: Idosos e deficientes que recebem BPC precisam atualizar o registro

Como é feito o pagamento da restituição do imposto de renda?

O crédito é realizado diretamente na conta bancária que foi informada na sua declaração.

É importante comentar que se houver algum problema na realização do pagamento, como por exemplo, se a conta informada foi desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal Banco do Brasil, ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, por meio dos telefones 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades).

Ainda mais, se o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição do imposto de renda no prazo de um ano, deverá realizar a solicitação pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.

Leia também: Auxílio Brasil chega com parcela maior em junho; veja detalhes

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.