Recompra: entenda o que é

0

Uma recompra, também conhecida como recompra de ações, é quando uma empresa compra suas próprias ações em circulação para reduzir o número de ações disponíveis no mercado aberto.

As empresas recompram ações por vários motivos, como aumentar o valor das ações remanescentes disponíveis, reduzindo a oferta ou impedir que outros acionistas assumam o controle acionário .

Entendo uma recompra

Uma negociação como essa permite que as empresas invistam em si mesmas. A redução do número de ações em circulação no mercado aumenta a proporção de ações detidas pelos investidores.

Nesse sentido, uma empresa pode sentir que suas ações estão desvalorizadas e fazer tal atividade a fim de dar retorno aos investidores. E como a empresa está otimista em suas operações atuais, uma recompra também aumenta a proporção de lucros que uma ação é alocada. Isso aumentará o preço das ações se a mesma relação preço/lucro (P/L) for mantida.

A recompra de ações reduz o número de ações existentes, fazendo com que cada uma vença uma porcentagem maior da corporação. 

Portanto, o lucro por ação (EPS) aumenta enquanto a  relação preço/lucro  (P/L) diminui ou o preço da ação aumenta. Uma negociação como essa demonstra aos investidores que o negócio tem dinheiro suficiente reservado para emergências e uma baixa probabilidade de problemas econômicos.

Além disso, outra razão para uma recompra é para fins de compensação. As empresas geralmente premiam seus funcionários e gerentes com recompensas em ações e opções de ações. Para oferecer recompensas e opções, as empresas recompram ações e as emitem para funcionários e administradores. Isso ajuda a evitar a diluição dos acionistas existentes.

Porque as empresas realizam essa atividade?

Uma recompra permite que as empresas invistam em si mesmas. Se uma empresa sente que suas ações estão subvalorizadas, ela pode fazer uma recompra para dar retorno aos investidores. 

Com isso, essa atividade de ações reduz o número de ações existentes, fazendo com que cada uma vença uma porcentagem maior da corporação. Outra razão para uma recompra é para fins de compensação. As empresas geralmente premiam seus funcionários e administradores com recompensas em ações e opções de ações e uma recompra ajuda a evitar a diluição dos acionistas existentes.

 Por fim, uma recompra pode ser uma forma de impedir que outros acionistas assumam o controle acionário.

Críticas 

Uma recompra de ações pode dar aos investidores a impressão de que a corporação não tem outras oportunidades lucrativas de crescimento, o que é um problema para investidores em crescimento que buscam aumento de receita e lucro.

 As recompras podem colocar um negócio em uma situação precária se a economia sofrer uma desaceleração ou a corporação enfrentar problemas financeiros que não pode cobrir. 

Além disso, uma outra crítica atrelada à essa atividade é que ela pode ser usada para inflar artificialmente o preço das ações no mercado, o que também pode levar a bônus executivos mais altos.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.