Receita libera pagamento de restituição do imposto de renda; saiba mais

Confira as novidades sobre a restituição do IRPF

0

Desde o dia 22 de outubro, a Receita Federal liberou a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) referente ao ano-base 2020 e anos anteriores.

A saber, os lotes residuais são aqueles que incluem contribuintes que caíram na chamada malha fina, e que após regularização, voltam ao direito da restituição.

Com essa movimentação, será aplicado um crédito de R$ 448.523.681,10, e serão contemplados 292.752 contribuintes, entre prioritários e não prioritários.

Receita libera pagamento de restituição do imposto de renda; saiba mais
Receita libera pagamento de restituição do imposto de renda – Foto: Reprodução

Consulta da restituição do imposto de renda

Para verificar se receberá o pagamento, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet. No formulário apresentado, basta preencher os dados do seu número de CPF e data de nascimento, e clicar em “Consultar”.

Assim, se você for um dos contemplados, saiba que o crédito será realizado no dia 29 de outubro.

Não sabe se está em malha fina? Veja como consultar

Acesse o Portal da Receita Federal na internet, o e-CAC. Faça o login, usando o seu CPF, código de acesso e senha.

Depois, clique na opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIFR)” e vá até a aba “Processamento”. Por fim, selecione “Pendências de Malha”.

Depois de verificar quais inconsistências foram encontradas pela Receita Federal na sua declaração do Imposto de Renda, você deve enviar uma declaração retificadora.

Vale lembrar que somente depois de solucionar as inconsistências, o contribuinte terá a sua restituição incluída nos lotes residuais do Imposto de Renda.

Por que as declarações ficam retidas?

Quando declaração de Imposto de Renda é enviada, ela passa por análise nos sistemas da Receita Federal, onde os dados são comparados com informações fornecidas por outras entidades que também devem prestar informações à Receita.

Então, quando é identificada alguma diferença entre as informações apresentadas por você em relação às informações apresentadas por terceiros, a sua declaração fica separada para uma análise mais detalhada. Essa operação é chamada por Malha Fiscal, ou “malha fina” como é mais conhecida.

Pagamento da restituição do imposto de renda

O pagamento será realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda.

Caso haja algum problema com o crédito na conta indicada, por exemplo, se ela foi encerrada, o valor fica disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Para mais detalhes, pode entrar em contato na Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades).

Veja ainda: Devolução Auxílio Emergencial: Sistema ainda fora do ar; consulte nova previsão de retorno

Avalie o Artigo:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.