Quais os sintomas da primeira semana de gravidez

O que muda no corpo da mulher na primeira semana de gestação?

0

Será que estou grávida? Como identificar os sintomas na primeira semana de gravidez? Hoje, nós do Brasil 123 vamos responder essas perguntas para você e tirar as suas dúvidas com esse assunto.

Qual é de fato a 1ª semana de gravidez?

Existe uma diferença de análise de quando é de fato a 1ª semana de gravidez.

Para o médico obstetra, a 1ª semana de gravidez, inicia no primeiro dia da última menstruação. Cientificamente, a mulher ainda não está grávida neste período, pois não houve a liberação do óvulo para ser fecundado, que pode ocasionar uma concepção.

Para as mulheres, a 1ª semana de gravidez é a semana em que houve a fecundação do óvulo, ou seja, após 2 semanas consideradas pelo médico.

Mas, é consenso entre as mulheres que a 1ª semana de gravidez é a 3ª semana na contagem do médico, ou seja, após a menstruação.

Para as mulheres, não há muitos sintomas na 1ª semana de gestação, ou se acontecem é de forma sutil. As mulheres até se sentem diferentes, mas não conseguem identificar o que pode estar acontecendo.

O que se sabe, é que na 1ª semana de gestação é que acontece as maiores alterações hormonais no corpo da mulher, pois o corpo se prepara para o processo de gestação.

Quais os sintomas da 1ª semana de gravidez?

primeira semana de gravidez na mulher, o que muda - reprodução unsplash
primeira semana de gravidez da mulher, o que muda – reprodução unsplash

Entre os principais sintomas que a mulher pode sentir na 1ª semana de gestação são:

Apresentar cólicas abdominais

Sendo assim, as cólicas abdominais podem ser confundidas com as cólicas menstruais, e ocorrem devido às grandes alterações hormonais neste período. Juntamente com as cólicas abdominais, há uma sensação de que a barriga esteja um pouco inchada. Isso se deve à atividade dos hormônios nos tecidos do útero, e em todo o aparelho reprodutor.

Sentir as mamas mais sensíveis

As mamas ficam mais sensíveis tendo em vista as grandes alterações hormonais no corpo da mulher. O tecido que forma as mamas é muito sensível às alterações hormonais, e é considerado o primeiro lugar no corpo da mulher que se prepara para a gestação.

Sentir muito cansaço

Ademais, algumas mulheres contam que sentiram um cansaço muito grande e sem explicação aparente após a fecundação. Outras mulheres confirmam esse cansaço somente a partir da 3ª ou 4ª semana de gestação.

O cansaço se refere ao aumento do hormônio chamado progesterona, que causa sonolência e redução da energia do corpo.

Oscilações no humor

As oscilações de humor normalmente são relatadas pelas mulheres, mas também, reconhecem que nem sempre identificam como sendo um sintoma da gravidez.

Novamente ocorre em função das alterações hormonais.

Apresenta sensibilidade a odores fortes

A sensibilidade a odores fortes como perfumes, gasolina, cigarro, comidas apimentadas, também ocorrem devido às alterações hormonais.

Da mesma forma que ocorre com as oscilações de humor, normalmente não são identificadas como sendo sintoma de gravidez.

Sendo assim, na verdade, apesar das diferenças na contagem da 1ª semana de gravidez, os sintomas nas mulheres são quase imperceptíveis.

Desta forma, a mulher passa a identificar a gravidez somente a partir da 3ª ou 4ª semana, com o sintoma do atraso menstrual.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.