Menstruação atrasou? Veja os 5 sintomas das primeiras semanas de gravidez

Conheça agora os principais sintomas de gravidez

0

Está suspeitando de gravidez porque sua menstruação atrasou? Calma! Antes de ficar preocupada, leia o texto a seguir e identifique se o seu corpo está apresentando os sintomas de uma possível gravidez. Confira aqui no Brasil 123.

Menstruação atrasou? Confira 5 sintomas das primeiras semanas de gravidez

Existem muitos sintomas de gravidez, os quais variam de gestante para gestante e também dependem da fase em que se encontra a gestação. Por isso, separamos sintomas que costumam aparecer no início da gestação e na maioria das mulheres. Então, confira abaixo.

Quando começam os sintomas de gravidez?

Antes de tudo, é importante esclarecer que não é possível sentir os sintomas de gravidez nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Normalmente, os primeiros sinais só aparecem 2 ou 3 semanas após o dia em que aconteceu a relação sexual.
Por isso, nada que você sentir nos primeiros sete dias depois de uma relação sexual será sintoma de gravidez.

Menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez

É importante que você entenda que o corpo feminino não funciona como um relógio, as variações no ciclo menstrual são comuns, principalmente em fases como adolescência ou se aproximando da menopausa.
Estresse, ansiedade, infecções, dietas rígidas, doenças e alguns medicamentos, inclusive anticoncepcionais, também podem alterar a duração do seu ciclo menstrual.
A própria expectativa de menstruar, no caso de mulheres que não gostariam de engravidar, e que tiveram relações sexuais sem proteção, pode, assim, causar o atraso menstrual.
Dessa forma, a variação entre ciclos considerada normal em mulheres adultas é de até 7 ou 9 dias.
Dito isto, se você ainda está com dúvidas sobre uma possível gravidez, leia abaixo quais são os 5 sintomas mais comuns no início de uma gravidez.

1. Menstruação atrasada

Como quem está menstruada não está grávida e quem menstrua não tem a possibilidade de estar grávida, esse sintoma não pode passar despercebido!
Em alguns casos, no entanto, pode haver um sangramento vaginal no início da gravidez. Quando esse sintoma não muito comum acontece, a mulher pode achar que está menstruando e, com isso, demorar a perceber a gravidez.

2. Cólicas e dores abdominais

É muito comum em gestantes e surge normalmente entre a 4ª e 5ª semana de gestação.
Fique atenta, pois estes incômodos, quando surgem junto com um sangramento vaginal, podem fazer parecer se tratar de menstruação.

3. Sensibilidade nas mamas

É outro sintoma típico e surge normalmente por volta da 5ª semana de gestação, podendo também surgir, precocemente, duas ou três semanas após a fecundação.

4. Enjoos e vômitos

Esses são sintomas clássicos que alcançam quase todas as gestantes no primeiro trimestre de gravidez.
Normalmente, ocorrem mais pela manhã, mas podem surgir em qualquer momento do dia.

Enjoo é um dos principais sintomas da gravidez - Reprodução AdobeStock
Enjoo é um dos principais sintomas da gravidez – Reprodução AdobeStock

5. Aumento da frequência urinária

Tem início, normalmente, a partir da sexta semana de gravidez e perdura até o final da gestação.
As idas ao banheiro ficam mais frequentes e podem ocorrer, inclusive, durante a madrugada, impossibilitando que a gestante tenha um boa noite de sono.
Vale mencionar que esse sintoma pode ser, na verdade, uma infecção urinária. Assim, se o aumento na frequência urinária vier acompanhado de ardência na hora de urinar e se a urina estiver mais escura, pode ser o caso de infecção.
Então, se além do atraso menstrual, você perceber os sintomas aqui descritos, há uma chance de estar grávida. Por isso, procure fazer um teste de gravidez e ficar atenta aos sinais que o seu corpo apresentará nos próximos dias.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.