Proatividade: Confira 6 dicas para se dar bem no trabalho

O que é ser proativo? Como ser um profissional proativo? As respostas a essas perguntas você encontra a seguir

0

Você já deve ter visto alguma oportunidade de emprego ou de estágio que tinha como requisito “ser proativo”, confere? Mas o que isso significa?

A proatividade é uma característica muito importante no mercado de trabalho e cada vez mais as empresas buscam essa qualidade nos candidatos. De acordo com o Wikipédia, “a proatividade é o comportamento de antecipação e de responsabilização pelas próprias escolhas e ações frente às situações impostas pelo meio”.

Ser uma pessoa proativa é ter a capacidade de olhar o processo e determinar as formas de melhorá-lo. Ser proativo, na “dose certa”, permite ao profissional o destaque no trabalho.

Dicas para ser um profissional proativo

De acordo com o portal de notícias Uol, existem alguns passos para se tornar um profissional proativo. Confira a seguir.

Aprenda tudo sobre os processos da empresa

Seja um profissional que saiba a fundo sobre sua função, a missão da sua área e sobre os objetivos da empresa em que você trabalha. Apenas com esse conhecimento você será capaz de criar soluções antecipadas. Para que isso aconteça, siga as orientações:

  • Pergunte às pessoas mais experientes e aos seus superiores sobre a empresa;
  • Tenha contato com o organograma da empresa e entenda suas operações;
  • Leia a história da empresa e conheça os seus objetivos.

Aprenda sempre mais sobre sua área e sobre outras

Conhecer mais sobre as tarefas que realiza na empresa é um ponto inicial para modificar o seu processo, tornando-se mais proativo. Além disso, busque entender como é o trabalho na sua área, fora do seu propósito, e como aplicar em outras áreas da companhia.

Estude e faça cursos que melhoram suas habilidades e que possa desenvolver novas, em outras áreas. O processo será útil, inclusive, no rumo de sua carreira.

Não interfira na função dos outros

Ser proativo não é ser intrometido. Respeitar os limites, saber ouvir, ter cautela são fatores importantes antes de definir mudanças nas operações da empresa.

Quando surgir um problema, procure entender a importância dele na rotina da empresa. Não se aproxima rapidamente de ambientes que não se referem a você.

Cumpra suas obrigações primeiro

Garanta que suas obrigações com a empresa estão cumpridas, de forma satisfatória, antes de querer resolver problemas, ou antecipar funções, sem antes terminar as suas tarefas.

Lembre-se da ordem: Ser proativo é conseguir realizar bem feito as suas obrigações, criar novas soluções e resolver problemas.

Procure ambientes abertos à proatividade

Cerca-se de pessoas que também sejam proativas e que agregam essa ideia no dia a dia do trabalho. Ser inovador em um ambiente fechado pode prejudicar sua imagem na visão dos seus superiores.

Em um ambiente aberto à proatividade permite a você que suas ideias sejam acatadas, suas habilidades desenvolvidas e valorizadas. Assim, torna- se mais fácil que as pessoas proativas possam ser recompensadas nesses locais.

Resolva problemas já existentes também

Ser proativo, em outras palavras, significa compreender que as responsabilidades da empresa são de todos. Por isso, é necessário que as pessoas entendam que quando existe um problema, ele precisa ser resolvido.

Profissionais proativos antecipam a identificação dos problemas e, portanto, devem ser os primeiros da fila para se propor a ajudar os colegas na solução de um problema que já está identificado.

 

Veja também: PRONAMPE: Novas regras garantem recursos até o final de 2024

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.