5 sintomas de infecção por tênia que você precisa conhecer

Saiba identificar corretamente os sintomas da infecção por tênia para fazer o tratamento adequado

0

Você conhece os sintomas de infecção por tênia? Existem dois tipos: a teníase e a cisticercose. Ambas são causadas pela tênia, popularmente conhecida por solitária, e tem, no início, os mesmos sintomas. Confira aqui no Brasil 123.

Atente-se por infecção por tênia

Sendo doenças que podem evoluir e causar complicações graves, é preciso estar atento para buscar tratamento o quanto antes. Por isso, trouxemos para você uma lista com 5 sintomas de infecção por tênia que você precisa conhecer. Ficou interessado? Então continue lendo e confira!

Infecção por tênia

A teníase e a cisticercose, causadas pela tênia (Taenia sp.), são adquiridas através da ingestão de carne de porco ou de boi contaminadas com o parasita.

Assim, a tênia se aloja no intestino delgado e, no caso da cisticercose, sobe para o estômago, podendo romper a parede estomacal e migrar para outros órgãos e tecidos musculares. Por isso, é muito importante cozinhar completamente as carnes antes de consumi-las, além de lavar bem as mãos antes de cozinhar e depois de usar o banheiro. 

5 sintomas de infecção por tênia que você precisa conhecer

No começo da infecção por tênia, não aparecem sintomas. No entanto, à medida em que o verme cresce e se desenvolve, a doença começa a apresentar sinais:

  • Diarreia frequente ou prisão de ventre;
  • Enjoos;
  • Dores no abdômen e na cabeça;
  • Fraqueza e perda de peso;
  • Irritabilidade.

Em crianças, no entanto, a infecção por tênia pode causar, ainda, atraso no crescimento e dificuldade para ganhar peso. 

O que fazer ao apresentar esses 5 sintomas de infecção por tênia?

É extremamente importante procurar um médico, se você ou algum familiar apresentar esses sintomas de infecção por tênia. 

Pois, como eles são muito similares aos sintomas de qualquer doença gastrointestinal, o diagnóstico só consegue ser feito por exame de fezes, que identifica se existem ovos ou segmentos do corpo da tênia, que são liberados por ela após cerca de 3 meses da infestação.

Esses ovos e segmentos da solitária podem, dessa forma, contaminar os alimentos, a água, o solo, e também infectar outras pessoas e continuar o ciclo do parasita.

Tratamento para infecção por tênia - Reprodução AdobeStock
Tratamento para infecção por tênia – Reprodução AdobeStock

Como é feito o tratamento da infecção por tênia?

A pessoa infectada pela tênia ou solitária deve ser tratada, seguindo as orientações médicas, com algum desses medicamentos:

  • Praziquantel;
  • Albendazol;
  • Niclosamida.

Mas os princípios ativos desses medicamentos eliminam somente os parasitas adultos e não os ovos dele. Então, a pessoa infectada pode continuar infectando outras pessoas, mesmo depois de tratada. Sendo assim, é muito importante tomar outras precauções para evitar que o ciclo da Taenia sp continue:

  • Lavar muito bem as mãos com água e sabão depois de usar o banheiro;
  • Higienizar completamente o vaso sanitário após cada uso pela pessoa contaminada;
  • Tomar apenas água filtrada, fervida ou tratada;
  • Não ingerir hortaliças, principalmente as cultivadas em hortas próximas à casa da pessoa infectada, sem fazer a devida sanitização.

Vale ressaltar o que já dissemos: nunca coma carne suína ou bovina mal cozida, afinal, é daí que se inicia a infecção por tênia.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.