Diabetes: entenda os tipos da doença e seus tratamentos

Conheça mais sobre a diabetes

0

A diabetes é uma doença que está crescendo muito, tanto em adultos quanto em crianças e é preocupante para os serviços de saúde que esse numero tenha um crescimento tão exacerbado! Sendo assim, o importante é que as pessoas conheçam mais sobre a diabetes. Quais os cuidados, sintomas, como funciona a doença e as melhores formas de tratamento. Para que assim, você se previna e fique por dentro das características dessa doença que nos assola. Hoje, nós do Brasil 123, vamos conversar a respeito da diabetes: quais são os tipos e as formas de tratamento. 

Permaneça conosco e compartilhe este artigo com quem você julgue precisar destas informações.

A diabetes 

Trata-se de uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento de níveis de açúcar no sangue e é um fator de risco pois provoca danos em muitos órgãos internos e suas complicações podem, efetivamente, levar uma pessoa a óbito!

A boa notícia é que existem formas de prevenção para alguns tipos da doença e o controle para qualquer tipo dessa doença! 

Tipos de diabetes 

Existem, principalmente 3 tipos de diabetes que conforme veremos abaixo: 

Diabetes Tipo 1 

É a diabetes autoimune, está presente desde o nascimento e ocorre pela dificuldade do pâncreas em produzir insulina. Desta forma o transporte de glicose para a células não ocorre e há um acúmulo no sangue. 

Diabetes Tipo 2 

É o tipo que surge ao longo da vida, quando o corpo vai criando uma resistência à insulina principalmente em razão de maus hábitos alimentares como excesso de consumo de açúcar, por exemplo. 

A resistência à insulina faz com que a glicose se acumule no corpo e traz diversos males se a situação não for regularizada, por exemplo, baixando o nível de açúcar no sangue.  

Diabetes gestacional 

Este tipo acontece durante o período da gravidez e acontece porque a placenta produz outros hormônios que impedem que a insulina cumpra suas funções. 

Uma atenção importante é na situação chamada de pré-diabetes que é quando os níveis de açúcar no sangue estão muito altos, mas o quadro de diabetes ainda não se desenvolveu.

Entenda os tipos de diabetes - Reprodução AdobeStock
Entenda os tipos de diabetes – Reprodução AdobeStock

Como tratar 

Com pequenas diferenças, o tratamento da diabetes de qualquer tipo se baseia em uma mudança no estilo de vida. É preciso um entendimento que os remédios passados pelos médicos não podem produzir efeitos se a pessoa não elimina o consumo de açúcar, não pratica exercícios físicos e não tem os cuidados corretos! 

Apostar em uma dieta equilibrada, renunciar ao consumo de carboidratos e de bebidas alcoólicas, são parte importante para o tratamento e controle da doença! 

Por fim, te apresentamos aqui informações gerais sobre diabetes. Sendo assim, esperamos ter contribuído para que saiba que ela não é uma sentença de mal eterno. Existe tratamento para que esta doença não seja de alto risco para sua saúde. Dessa forma,  é plenamente possível manter o controle e viver de forma saudável. Lembre-se consulte um médico regularmente, pois isso é extremamente importante, para obter resultados precisos sobre a saúde do seu corpo! 

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.