Preços da indústria sobem 2,37% em setembro, aponta IBGE

A alta foi menor que a registrada em agosto, quando o indicador subiu 3,31%

4

Os preços da indústria subiram 2,37% em setembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta registrada superou o aumento dos preços em agosto, de 3,31%. Em resumo, o acumulado até setembro atingiu 13,46%, contra 10,83% em agosto deste ano. Dessa forma, com esse resultado, o acumulado nos últimos doze meses chega a 15,89%. O IBGE divulgou as informações nesta sexta-feira, dia 30. 

De acordo com o levantamento, houve alta de preços em 21 das 24 atividades pesquisadas. Aliás, em agosto, as 24 atividades apresentaram elevação em seus preços. 

Em suma, a alta de 2,37% foi alcançada devido às grandes categorias econômicas: 1,31% em bens de capital, 2,24% em bens intermediários, e 2,79% em bens de consumo. Nesse caso, a variação ficou em 1,53% nos bens de consumo duráveis, e em 3,05% nos bens de consumo semiduráveis e não duráveis. Além disso, a maior influência ficou com alimentos, com 1,1 ponto percentual (p.p.). 

 

Veja o acumulado das altas dos preços 

No acumulado do ano, as maiores variações ficam com as indústrias extrativas (40,05%), madeira (24,21%), metalurgia (23,07%) e alimentos (22,81%). Já o setor que apresentou maior influência foi o de alimentos (5,36 p.p.). Em seguida, mas bem distante, ficaram os setores de indústrias extrativas (1,80 p.p.), refino de petróleo e produtos de álcool (1,49 p.p.) e metalurgia (1,34 p.p.). 

 

Entenda o IPP 

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) faz parte dos indicadores utilizados para acompanhar a inflação do Brasil. A realização do levantamento acontece mensalmente “na porta da fábrica”. Ou seja, os preços dos produtos pesquisados são aqueles que estão na primeira etapa comercial, antes de chegar ao consumidor final. Por fim, o foco da pesquisa é a indústria. 

 

LEIA MAIS

Confiança do empresário industrial cai em 16 dos 30 setores pesquisados

Leia Também:

4 Comentários
  1. […] Preços da indústria sobem 2,37% em setembro, aponta IBGE […]

  2. […] dados fazem parte do Índice de Preços ao Produtor (IPP), que subiu 2,37% em setembro deste ano. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou o levantamento e […]

  3. […] Geografia e Estatística (IBGE) realizou o levantamento. Aliás, os dados coletados fazem parte do Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgados nesta sexta-feira, dia […]

  4. […] informações fazem parte do Índice de Preços ao Produtor (IPP), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As informações foram […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.