Por que é importante diversificar seus investimentos?

Confira agora os benefícios e vantagens de diversificar seus investimentos

0

O hábito de diversificar seus investimentos prescritos na carteira é recomendado por vários especialistas da área de economia. Geralmente, os empreendedores mais experientes e com tempo de mercado seguem essa orientação com bastante afinco. Confira aqui no Brasil 123, porque é importante diversificar seus investimentos.

Via de regra, essas variações não devem ocorrer apenas uma vez, na verdade, muito pelo contrário. O ideal é que essa prática seja feita de modo relativamente regular, pois o mercado financeiro é oscilante e tende a desvalorizar alguns negócios depois de um tempo.

Confira a importância de diversificar seus investimentos

Normalmente, vários fatores externos ficam constantemente influenciando a dinâmica de empreendimentos. Dessa forma, os ativos presentes na carteira também podem sofrer alterações de rentabilidade, tanto para mais quanto para menos.

Assim, diversificar seus investimentos não significa que necessariamente será preciso limpar os anteriores. Com efeito, o melhor é manter aqueles que estão em alta ou que se mantiveram em estabilidade e retirar os que caíram em desprestígio.

Redução de riscos

Talvez a maior importância deste hábito é diminuir as chances de perda de capital, mesmo que os empreendimentos sejam seguros, como os de renda fixa. Com isso, a garantia de rentabilidade acaba por ficar mais estável.

Ainda, diversificar seus investimentos se torna mais relevante quando as suas aplicações estão no modelo de renda variável, pois esse modelo costuma ter baixa segurança. Além disso, o mesmo pode ser dito um perfil de investidor mais arrojado.

Potencial de ganhos

Essa vantagem está diretamente relacionada com o crescimento da rentabilidade dos ativos ao longo do tempo. Essa valorização, logo, pode acontecer tanto com aqueles já presentes na sua carteira quanto com outros que não foram incluídos.

Por isso, realizar uma redistribuição regular faz com que haja um maior número de negócios com bons rendimentos, o que, por consequência, gera um maior índice de lucratividade advindo de diferentes fontes de retorno.

Alternativas de liquidez

Um dos grandes desejos dos empreendedores é chegar ao ponto de acumular capitais passíveis de serem resgatados em qualquer situação de necessidade. Desse modo, como já dito, aqueles mais experientes buscam diversificar seus investimentos por conta das alternativas de liquidez.

No caso, com essas alterações, torna-se possível se utilizar de ativos para fazer aplicações financeiras em serviços ou produtos que possuam liquidez diária, ou seja, que possuem possibilidade de resgate imediato. É válido ressaltar que essa prática só pode ser exercida a médio ou a longo prazo, dependendo do tipo de negócio.

A diversificação dos investimentos diminui as chances de perda de capital - Reprodução AdobeStock
A diversificação dos investimentos diminui as chances de perda de capital – Reprodução AdobeStock

Aplicação da descorrelação

A descorrelação é literalmente desfazer a relação entre os ativos presentes na carteira e tratá-los de modo independente. Logo, torna-se possível construir um tipo de gestão que avalia riscos e benefícios de modo separado e singular.

Assim, ao diversificar seus investimentos, a aplicação da descorrelação faz-se mais evidente e palpável. Isso ocorre pelos critérios de diversificação que consideram os desempenhos de cada negócio de maneira distinta, pensando conjuntamente apenas grupos de valorizados ou desvalorizados.

Com isso, é possível aproveitar a potencialidade de cada negócio e não se permitir ficar preso naqueles que estão em baixa. O ideal é identificar quais deles possuem correlação positiva que demonstra bons comportamentos no mercado.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.