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Home Economia

Pedágio começará a ser cobrado por km rodado; veja como vai funcionar

Laura Alvarenga por Laura Alvarenga
5 de maio de 2025, 10:49h
em Economia
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Em junho de 2020 o presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a Lei nº 114.157. O texto permite que os motoristas paguem o pedágio por quilômetro rodado, assim não haverá a necessidade de parar regularmente em cabines de cobrança. 

 

Pedágio começará a ser cobrado por km rodado; veja como vai funcionar. (Imagem: USP Imagens)

 

O que parece um sonho pode e deve se tornar realidade em breve. Pois na prática, o pagamento do pedágio será proporcional ao uso das rodovias. Neste sentido, a grande promessa das novas regras é que as viagens sejam mais rápidas e o trânsito mais fluido. 

Para entender melhor, com a eliminação das praças de pedágio, a cobrança ocorrerá através da leitura das placas dos veículos com o auxílio de sensores em câmeras. O procedimento será semelhante ao utilizado por radares eletrônicos, havendo também a possibilidade de recorrer à tecnologia de radiofrequência.

Pelo menos no primeiro instante, a identificação dos veículos será feita através da instalação de tags eletrônicas, tal como já é feito por serviços privados de cobrança automática, como no modelo “Sem Parar”. Contudo, para ter direito ao benefício, os usuários deverão arcar com a instalação e a mensalidade da tag de modo obrigatório. 

Este sistema já é bastante usado na Europa e na América do Norte, onde é conhecido por “free flow”. De acordo com uma nota enviada pelo Ministério da Infraestrutura ao UOL Carros, apesar da necessidade de adquirir uma tag, a expectativa de cobrança do pedágio por quilômetro rodado sugere uma redução substancial na tarifa. 

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“Todavia, uma vez que ainda não existe um sistema de cobrança ‘free flow’ em funcionamento, não se tem uma noção exata de quanto será tal redução”, completou a pasta. Tendo em vista que os motoristas deverão pagar pelo uso proporcional das rodovias, é possível que os valores cobrados sejam inferiores.

A novidade é bastante aguardada pelos motoristas brasileiros, especialmente por aqueles que usam trechos curtos e não precisariam arcar com preços ‘cheios’. No entanto, antes da lei entrar em vigor, é preciso estabelecer como esta tecnologia será implementada. O ministério apresentou uma proposta de regulamentação ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). 

As mudanças devem constar novos contratos de concessão, enquanto aqueles já em vigor terão a chance de alterar a via de requisição quinquenal. Hoje, a rodovia Presidente Dutra, administrada pela CCR Nova Dutra, deverá ser a primeira a adotar a cobrança do pedágio por quilômetro rodado. A regra começará a valer na região Metropolitana de São Paulo daqui a três anos. 

Outra novidade também está prevista para 2025, e consiste na BR-040 que conecta o Rio de Janeiro e Belo Horizonte, na altura da Região Metropolitana do Rio – trecho sob a gestão da Concer.

Laura Alvarenga

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