Passagens aéreas estão mais caras. O que fazer?

0

Um levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) preocupa. Segundo a entidade, em 12 meses, o preço das passagens aéreas aumentaram 70%. As companhias aéreas reconhecem que essa tendência de alta não deve acabar tão cedo. Com isso, viajar de avião fica cada vez mais exclusivo para pessoas de maior poder aquisitivo.

Os dados são referentes a março desse ano. De lá para cá, reajustes nos preços dos combustíveis da aviação devem ter tornado os preços ainda mais altos. Contudo, ainda é possível economizar bastante na hora de comprar passagens aéreas em voos nacionais e internacionais.

Quase dobrou de preço?

O preço das passagens aéreas vem subindo cada vez mais. E isso aconteceu também para quem usa as milhas aéreas. Para quem paga em dinheiro, o valor médio dos voos nacionais ficou em R$ 648, um aumento de 68,6% em comparação com o mesmo mês de 2021. Os dados são do mês de março.

Isso acontece por conta de diversos motivos. O primeiro deles é que as empresas aéreas não tiveram tempo de suportar o aumento de demanda, decorrente do relaxamento da pandemia. Dessa forma, a demanda ficou bem maior que a oferta de voos. Contudo, especialistas afirmam que o principal motivo é o conflito na Ucrânia, que dura mais de 100 dias. Isso porque a guerra aumentou o preço do petróleo no mercado internacional, o que afeta os combustíveis das aeronaves, o querosene de aviação.

Em 2021, o combustível subiu 92%. Em 2022, até agora, o valor aumentou mais 64,3%. Além disso, o setor também foi um dos mais afetados pela pandemia, levando à falência da Avianca, em julho de 2020.

Apesar da notícia ruim, ainda é possível economizar bastante nas suas viagens. Isso porque especialistas afirmam que algumas estratégias podem baratear muito o preço das passagens aéreas para os consumidores. Para isso, ainda é preciso recorrer à boa e velha pesquisa de preços.

passagens aéreas
Foto: Pixabay

Como economizar nas passagens aéreas?

Apesar do aumento das passagens aéreas, ainda existem diversas estratégias para economizar na sua viagem. Para isso, a dica é não comprar na primeira oportunidade e, claro, pesquisar preços com antecedência. Apesar disso, existe um prazo para as passagens terem valores baixos.

Segundo especialistas, o prazo ideal para procurar passagens aéreas é sempre 3 meses antes da viagem. Além disso, procurar por viagens fora dos horários de maior demanda também gera uma economia relevante. Apesar disso, a maior economia para os viajantes é optar pelos programas de pontos e milhas aéreas, que possuem descontos de até 70% no valor final das passagens.

Dessa forma, você consegue economizar na sua viagem. Apesar disso, especialistas também sugerem cautela na hora de marcar o voo, dado que tarifas baratas podem não contemplar o despacho de bagagem, bem como podem ter escalas grandes e numerosas.

Outra dica importante é buscar passagens aéreas em aplicativos especializados. Em algumas épocas do ano, alguns destinos possuem passagens bem mais baratas que nas datas de maior procura. Dessa forma, é possível organizar as finanças para viajar, mesmo com o aumento de preços dos tíquetes de viagem.

5/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.