O que é tesouro prefixado? Quando vale a pena investir

Saiba agora se realmente vale a pena investir no tesouro prefixado

0

Você sabe o que é tesouro prefixado? Quando vale a pena investir? Uma das alternativas para investidores de perfil mais conservador. Aqueles que estão saindo da poupança, querem um maior rendimento e manter a segurança, podem optar pelo tesouro prefixado, porém, sabendo que ele não tem característica de liquidez diária, como é o caso da poupança. Ou seja, se houver saque antes do vencimento o risco de perder dinheiro é grande. Vamos entender melhor, aqui no Brasil 123.

O que é tesouro prefixado?

O tesouro prefixado é uma modalidade de investimento de renda fixa, para perfis de investidores, que vão de conservador a moderado. Para quem deseja fazer um investimento de médio e longo prazos, quer ter um pouco de segurança ou não deseja investir muito capital.

O tesouro prefixado, é um título do Tesouro Direto. São títulos públicos – do governo federal – com taxas de juros prefixadas na oferta, ou seja, já se sabe a rentabilidade que terá no resgate, já momento da aquisição. Por esse motivo, é um dos títulos mais seguros e confiáveis do mercado de investimentos.

Mas, é preciso ter atenção na hora da compra. Eles têm vencimento e o resgate antes disso, incide em perda do capital investido. Por isso é preciso entender que ele não é um título que deve-se sacar a qualquer hora que se pretenda, como é o caso da poupança.

Isso quer dizer que: quando é resgatado antes do vencimento, há uma perda do capital, ou seja, para ter o ganho esperado no momento da aquisição, com a taxa de juros prefixada, é preciso, antes de tudo, entender e esperar o prazo de vencimento do título.

Quando vale a pena investir no tesouro prefixado

É preciso se ter em mente que quanto maior for a rentabilidade, maior será o risco de perda de capital. Não existe investimento que seja 100% seguro, é preciso ter conhecimento detalhado de cada título, para poder escolher o que mais se adequa ao perfil do investidor, no momento do investimento.

Com o aumento da taxa básica de juros, a Selic, há aumento também nos juros prefixados, ou seja, na rentabilidade do título. No entanto, é importante entender que há uma baixa no valor de mercado desses títulos. Isso se dá pela falta de confiabilidade por parte dos investidores com relação ao governo, já que vem aumentando constantemente a taxa de juros, para conter o aumento da inflação.

Diante disso, deve-se observar o valor do título e sua taxa de rentabilidade na hora de investir no tesouro prefixado. À medida que o valor de mercado do título vai caindo, haverá mais perdas do capital investido se resgatado antes do vencimento.

No Tesouro Prefixado quanto maior for a rentabilidade, maior será o risco de perda de capital - Reprodução AdobeStock
No Tesouro Prefixado quanto maior for a rentabilidade, maior será o risco de perda de capital – Reprodução AdobeStock

Cuidados na hora de investir no tesouro prefixado

É preciso ter em mente algumas respostas na hora de fazer qualquer investimento. Entender que há oscilações no mercado que precisam ser acompanhadas, e ficar de olho nos rendimentos ou perdas de capital, ao longo do período de investimento. Entender se a rentabilidade vale a pena, em comparação com o tempo que se pretende deixar o valor investido, sem poder resgatar. Saber bem, qual é o objetivo desse investimento, e por quanto tempo pode-se deixar esse capital sem movimentação.

Além disso, ter um objetivo específico para esse investimento, com valor e tempo determinados, pode ajudar muito na hora da escolha por um tipo de investimento ou por outro. E antes de mais nada, é preciso entender o motivo pelo qual se deseja investir.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.