O que é open finance? Conheça detalhes e vantagens

Entenda como funciona o open finance e se vale a pena

0

Open Finance é o nome dado para o compartilhamento voluntário de dados empresariais, comerciais, financeiros e bancários de um indivíduo via plataforma adequada para a comunidade em questão. A principal vantagem desse método é que a empresa pode receber ofertas de serviços financeiros de acordo com o perfil da pessoa e avaliar seu histórico para melhor adequar o produto.

Basicamente, o empreendedor possui uma cadeia de suprimentos e fornecedores de matéria-prima relacionada com uma banca de clientes e serviços gerais de logística, segurança e gestão de tecnologia. Assim, o Open Finance regula o fluxo de informações entre esses círculos e dá mais poder ao usuário, seja ele o gestor ou a pessoa que busca ser atendida. Confira aqui no Brasil 123.

Confira detalhes e vantagens do Open Finance

conheça vantagens do open finance - reprodução unsplash
conheça vantagens do open finance – reprodução unsplash

Primeiramente, aplica-se para além de apenas empresas. Dessa forma, corretoras de valores, fundos de previdência e plataformas de investimentos organizados pelo Banco Central utilizam esse método para transmitir o que precisam e já obtêm dos seus clientes. Esses dados podem conter informações sobre serviços tradicionais e produtos financeiros, tais quais câmbios, previdência e investimentos.

Considerando os trâmites entre as partes de um acordo como um ecossistema, o Open Finance seria uma abertura de dados para tal. A pessoa na base da pirâmide de investimento é o que dita do que pode ou não passar para as outras variáveis da instituição financeira.

Plataforma desenvolvida pelo Banco Central

Embora a maior parte das pessoas não se sinta segura com a ideia de um processo 100% digital, isso aumenta a segurança no caso do Open Finance. Pois, a conta digital tem realização sob supervisão do Banco Central e possui muitas barreiras de segurança para impedir que vaze de informações.

Como o serviço contratado não é diretamente pelo do Banco Central, para conseguir participar múltiplos requisitos a empresa para garantir o sigilo ético. Estes podem ser refutados a qualquer momento pela pessoa assistida.

Vantagens e benefícios para o usuário

Como você está no centro dos serviços, produtos deverão ser personalizados com o melhor custo-benefício para agradar. Com isso, tornar a experiência com a empresa escolhida continuamente boa. É possível aproveitar e delimitar o que faz sentido para as suas necessidades e preferências.

Além disso, em defesa do consumidor/cliente, existe a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Esta auxilia o contratante a lidar com as exigências e ofertas contratadas. Ademais, mesmo que as instituições possam acessar dados autorizados após o usuário ter dado a permissão, não é algo eterno. Sendo assim, existe a possibilidade de fazer o cancelamento no momento que quiser.

Vantagens e benefícios para empresas ou PJ

No caso de ser uma pessoa jurídica ou o coordenador de uma empresa, as maiores vantagens giram entorno da melhor gestão financeira da empresa e de produtos e serviços PJ personalizados.

Já que os dados de clientes e outras empresas obtem no Open Finance, é possível acessar opções atrativas de crédito. Também, investimentos e avaliar quais serviços estão sendo mais custosos e aderidos. Mesmo sem relacionamento prévio, o negócio ainda tem autonomia pelo histórico ofertado.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.