O que é Certificado de Operações Estruturadas?

Descubra o que é o COE e veja como investir

0

O COE (Certificado de Operações Estruturadas) auxilia na formação da carteira do investidor, sendo considerado como um investimento rentável e com baixo risco. Por isso que nós hoje, no Brasil 123, vamos contar o que é o Certificado de Operações Estruturadas, para que você conheça e possa se inserir neste tipo de investimento.

O que é o Certificado de Operações Estruturadas?

É um produto financeiro que mistura investimentos de renda fixa e de renda variável de forma conjunta. Entre as principais características do COE tem-se:

  • Valor inicial de investimento
  • Um indexador definido
  • Prazo de vencimento do investimento
  • Diferentes cenários de perdas e ganhos

Assim, esta forma de investimento atende ao investidor do tipo conservador e aos investidores mais experientes que diversificam as suas carteiras.

Como funciona o COE?

Por ser um investimento um tanto novo no mercado, e possuir características bem específicas, é preciso saber como ele funciona antes de se aventurar em aplicações. Por isso apresentaremos as principais características do COE.

Emissão e Registro do COE

São títulos expedidos pelos bancos e regulamentados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e registrados na B3. Para ofertar o COE, as corretoras de ativos e os bancos precisam orientar os investidores através do DIE (Documento de Informações Essenciais) e assinar um documento de conhecimento de risco.

Rentabilidade e Tipos de COE

A rentabilidade está sujeita ao tipo de aplicação feita. Um COE de ações é diferente de um COE com foco em moedas, por exemplo. Assim, existe uma característica que divide os COEs em dois grupos diferentes:

  • COE de Valor Nominal Protegido: a única garantia do investidor é de resgatar o valor investido, mesmo que os desempenhos sejam negativos. Entre os riscos tem-se: A. garantia de não perder mais do que o valor inicial de investimento, mas desconsidera o que pode deixar de ganhar; e, B. ganhar menos do que seria possível em troca de proteção e segurança do investimento.
  • COE de Valor Nominal em Risco: o investidor não possui nenhuma garantia, nem de retorno do investimento inicial.

Valor mínimo de investimento

O valor mínimo de investimento é variável conforme o produto adquirido. O que se tem claro, é que quanto mais aprimorado for o COE, maior é o valor mínimo de investimento.
A maioria dos COEs possuem valor mínimo de investimento a partir de R$5.000,00, o que torna acessível para um bom público investidor.

A rentabilidade está sujeita ao tipo de aplicação feita - Reprodução AdobeStock
A rentabilidade está sujeita ao tipo de aplicação feita – Reprodução AdobeStock

Imposto de Renda

A incidência de Imposto de Renda segue a mesma tabela aplicada aos investimentos de renda fixa, variando de 22,5% a 15% do rendimento. Assim, com prazo de aplicação menor que 6 meses, incide a maior alíquota, 22,5%, se o prazo de investimento for maior que 2 anos, a alíquota será de 15%.

Liquidez

A taxa de liquidez é baixa, tendo em vista que os COEs possuem data fixa de vencimento, ocorrendo normalmente com prazos entre 2 e 5 anos.

Por fim, agora que você já sabe o que é Certificado de Operações Estruturadas, continue estudando e considere como sendo um título para compor a sua carteira de investimentos.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.