O que é inflação? Entenda e veja o que muda na sua vida

Confira agora o que é inflação e como ela afeta sua vida

0

Constantemente, ao assistir noticiários ou ver notícias a respeito da inflação é comum que as pessoas fiquem preocupadas, outras tampouco entendem do que se trata. Então, se você faz parte do time daqueles que não entendem o que é a inflação, leia este post aqui no Brasil 123 e descubra o que é a inflação, entenda e veja o que muda na sua vida.

O que é a inflação?

A inflação corresponde ao aumento dos preços, tanto de bens quanto de serviços. Sendo assim, o poder de compra diminui. Além disso, para medir a inflação são utilizados os índices de preços, sendo que o Brasil conta com vários deles. Mas o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo é aquele que se utiliza para calcular o sistema inflacionário.

O que causa inflação?

Você certamente já ouviu falar na lei da oferta e da procura, não é verdade? Na inflação, o nome muda, ela é calculada de acordo com a lei de oferta e demanda. Sendo assim, quando as pessoas desejam gastar mais e podem fazê-lo, os preços costumam subir.

Mas os preços também mudam segundo a oferta. Quando um produto ou serviço se encontra escasso, a tendência é que seu preço suba. Isso acontece muito quando devido a algum problema natural, determinado alimento deixa de ser produzido, pois seu valor nos supermercados sobe consideravelmente.

Além disso, quando há alta do dólar, os produtos que passam por importação passam a ficar mais caros aqui no país. Ainda que o produto não seja importado, mas seja feito com materiais que passaram por importação, seu preço se eleva.

Quais são os efeitos da inflação?

A inflação causa alguns efeitos na economia, veja quais são elas:

  • As pessoas passam a comprar menos, pois seu poder de compra diminui;
  • Os empresários também passam a investir menos, pois passam a se preocupar com os custos necessários para realizar a produção e também com a demanda do público consumidor;
  • A instabilidade na economia pode fazer com que as pessoas tenham receio de realizar projetos.

Contudo, apesar de a inflação causar efeitos negativos, ela também é um sinal bom, pois não significa que a economia está definhando, mas que ela se encontra em movimento. O que é negativo para a economia é a queda de preços rápida e generalizada, pois pode levar os consumidores a não comprar, esperando que os preços caiam ainda mais.

A inflação é o aumento dos preços, tanto de bens quanto de serviços - Reprodução AdobeStock
A inflação é o aumento dos preços, tanto de bens quanto de serviços – Reprodução AdobeStock

Como a inflação afeta sua vida?

A inflação faz com que o dinheiro não tenha mais tanto valor, pois os preços aumentam e a moeda segue valendo o mesmo que antes. Além disso, a alta da inflação também abala os preços, uma vez que as pessoas não conseguem distinguir o barato do caro.

A dívida pública também passa a custar mais quando se está passando por um processo de inflação, uma vez que as taxas de juros dessa dívida visam compensar mais que o efeito da inflação. Ela visa também adquirir um valor que compense possíveis outros aumentos.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.