5 alimentos que elevam o açúcar no sangue e que você deve evitar

Confira agora os alimentos que prejudicam a saúde elevando os níveis de açúcar no sangue

0

O elevado nível de açúcar no sangue pode provocar diversos problemas de saúde, mas o que mais se destaca é o diabetes. Pessoas diabéticas e pré-diabéticas, portanto, devem evitar alimentos que elevem os níveis sanguíneos de açúcar. Saiba aqui, no Brasil 123, 5 alimentos que elevam o açúcar no sangue e que você deve evitar.

Se você deseja diminuir o nível de açúcar no sangue deve evitar os alimentos que possuem alto teor de carboidratos simples, porque eles aumentam a taxa sanguínea de açúcar. Além disso, eles não contam com nutrientes que ajudem a regular a glicose presente na corrente sanguínea.

No caso dos diabéticos, consumir alimentos ricos em açúcar é muito prejudicial. Pois a insulina, responsável por captar a glicose no sangue e colocá-la nas células, não está presente em quantidade suficiente nesses indivíduos. Sendo assim, ela se acumula na corrente sanguínea.

5 alimentos que elevam o açúcar no sangue e que você deve evitar

Apesar de os alimentos ricos em açúcar serem potencialmente perigosos para quem possui diabetes, é interessante que todas as pessoas evitem consumi-los em excesso. Assim, fazendo uma dieta equilibrada, é possível evitar que outras doenças se desenvolvam, como o próprio diabetes e doenças cardiovasculares.

Veja a seguir quais alimentos você deve evitar para manter os níveis de açúcar regulados.

Doces elevam o nível de açúcar no sangue

Ao falar em doce você já imagina o gostinho de açúcar na boca, não é verdade? O próprio nome já infere altas taxas de açúcar. Portanto, os doces correspondem ao primeiro grupo de alimentos que você deve evitar.

Comer bala, chocolate, pudim ou outra sobremesa faz com que seja liberada uma grande quantidade de açúcar em seu organismo. Para pessoas saudáveis, comer um docinho esporadicamente não faz mal, mas para os diabéticos isso pode ser perigoso.

Carboidratos

Os carboidratos simples também são inimigos daqueles que desejam fugir do açúcar. Isso porque alimentos como arroz, macarrão e batata, ao serem consumidos, se transformam em açúcar no sangue. Sendo assim, consumir carboidratos é como consumir um doce.

Carnes processadas

O consumo de carnes processadas pode ser muito danoso ao organismo. O bacon, o salame e a salsicha, por exemplo, contribuem para que o indivíduo tenha diabetes. Essas carnes são produzidas com alguns aditivos alimentares que contam com substâncias químicas tóxicas ao organismo.

Salgadinhos de pacote

Os salgadinhos de pacote, como batata frita e afins possuem também vários aditivos alimentares e sódio, que são contraindicados para diabéticos, pois aumentam as chances de o indivíduo ter também pressão alta.

Além disso, esses alimentos aumentam também o risco de obter doenças cardiovasculares, principalmente em diabéticos, que mais facilmente podem acumular placas de gordura em seu interior.

Os diabéticos precisam evitar o consumo de doces e carboidratos - Reprodução AdobeStock
Os diabéticos precisam evitar o consumo de doces e carboidratos – Reprodução AdobeStock

Bebidas alcóolicas

As bebidas alcoólicas também não são grandes amigas de quem possui diabetes. Principalmente a cerveja e as bebidas feitas com cachaça, como a caipirinha. A saber, a cerveja promove a desidratação e também eleva os níveis de açúcar no sangue.

Já a caipirinha, por ser feita de um derivado da cana de açúcar, também contribui para a desregulação dos níveis de açúcar no sangue. Sendo veementemente contraindicada em caso de diabetes.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.