O que é artrose e como tratar?

Entenda como funciona essa doença no corpo e seu tratamento

0

Com o aumento da expectativa de vida, a dúvida sobre o que é artrose e como tratar tem sido cada vez mais frequente. No entanto, saiba que essas dores nos joelhos, mão e quadril ainda não tem cura, mas existem tratamentos que amenizam bastante a intensidade das dores sentidas pelas pessoas que passam por esse problema de saúde. Confira aqui no Brasil 123.

Artrose

Caso não sinta sintomas como a dor nos joelhos depois do tratamento, saiba que isso não significa a cura da artrose, pois essa é uma doença degenerativa que causa a mudança na estrutura das articulações afetadas no organismo das pessoas.

Essa doença apresenta-se por causa de uma deformação interna que leva à remodelação dos ossos e à inflamação. O reparo acontece de forma gradual pelo próprio organismo e, para que aconteça qualquer melhoria significativa é preciso procurar um ortopedista ou reumatologista para que ele indique os tratamentos adequados.

Veja como tratar os tipos de artrose

tratamento para artrose - reprodução unsplash
tratamento para artrose – reprodução unsplash

A artrose nem sempre é tão degenerativa, visto que o processo de remodelação do corpo humano começa a fazer com que esse problema se resolva sozinho. Mas, para potencializar o efeito de melhoria do quadro de artrose, veja abaixo como identificar e tratar artrose.

Artrose nas mãos

Mais fácil de ser controlada, a artrose nas mãos deixa, geralmente, de apresentar sintomas depois de algumas semanas ou poucos meses. Entretanto, as juntas ainda ficam com aparência inchada ou mais grossa por toda a vida da pessoa que sofre com essa doença.

Dessa forma, quando a base do polegar é a região mais afetada, saiba que as dificuldades para realizar movimentos em conjunto com o dedo indicador tornam-se maiores no decorrer da vida inteira.

Artrose nos joelhos

Sendo a mais comum em pessoas mais velhas, a artrose nos joelhos pode variar muito entre duas pessoas. Assim, sobretudo a gravidade da doença e o peso de cada indivíduo que também tem muita influência na dor sentida por cada um.

Cerca de um terço das pessoas que a artrose afeta no joelho encontram melhorias dos sintomas após alguns meses de tratamento. Mas, ainda é preciso manter um estilo de vida que busca evitar dores que agravam o quadro clínico como o carregamento de peso e a escalada, por exemplo.

Artrose no quadril

Muitas pessoas que sofrem com artrose no quadril não podem sequer apresentar sintomas durante a vida toda. Além disso, até mesmo as imagens de raio X podem não revelar nenhuma anormalidade no quadro de saúde delas.

Portanto, a artrose no quadril é a que mais apresenta dificuldade para se obter o diagnóstico. Pois muitos começam a sentir dores muito fortes quando a doença já está bastante espalhada pela região do quadril.

Então, nesses casos, as pessoas acabam não encontrando maneiras de aliviar as dores, mesmo com o uso de medicamentos e consultas com fisioterapeutas. Por isso, a artrose no quadril acaba levando o paciente ao uso de próteses para substituir a articulação que está com esse problema. No entanto, isso deve acontecer somente 5 anos depois do diagnóstico.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.