O que é alcoolismo: como diferenciar a bebida social da dependência

É possível diferenciar a vontade de beber da dependência? Saiba quais as diferenças

0

O alcoolismo é a dependência do álcool e ele faz com que uma pessoa não consiga ficar sem ele. Uma pessoa alcoólatra, por mais problemas que tenha, de saúde, pessoais, ou outros, não consegue parar de beber. Desta forma, entende-se que o alcoolismo é uma dependência física e emocional do álcool. Saiba mais sobre o que é alcoolismo, seus sintomas e como diferenciá-lo da vontade normal de beber, no artigo abaixo.

Pare de fumar: veja o que você deve fazer se quiser largar o vício

Quando começa o alcoolismo?

A bebida é comum, especialmente quando as pessoas bebem socialmente. Por isso é que há muitas pessoas que bebem em vários locais: um puxa o outro. Dessa forma, é comum estar em um grupo de pessoas que bebe e começar a beber também.

Entretanto, pessoas que bebem demais e que são alcoólatras, perdem o controle da bebida. Essas pessoas começam a beber para se divertir, se acalmar, curtir o momento… E sempre que querem um tempo para si, é através da bebida que elas encontram conforto.

Dessa forma, começa-se uma relação de dependência com a bebida, na qual apenas ela é a saída para os problemas e apenas com ela são possíveis os momentos de felicidade. Ou seja, não se vive mais sem a bebida. E é aí que começam os problemas mais sérios de uma pessoa que não pode viver sem o álcool.

Continue lendo este artigo para saber mais sobre o que é alcoolismo e quais os sintomas que ele provoca em uma pessoa.

O alcoolismo é uma doença

O alcoolismo é uma doença, um vício que precisa de tratamento.  Uma pessoa alcoólatra sofre alguns sintomas como o desejo incontrolável pela bebida, tremor quando não se está bebendo, ou mesmo têm necessidade de beber todo dia, toda hora.

Saúde mental: o que é e como cuidar da sua

Além disso, uma pessoa alcoólatra, quando começa a beber, não consegue mais parar e bebe até perder a consciência. Outra característica do alcoolismo é precisar de altas doses de álcool para que ele tenha o mesmo efeito no corpo. Isso acontece porque o alcoólatra acostuma-se com os efeitos da bebida e se torna mais tolerante a ela.

Como saber se uma pessoa é alcoólatra?

Mesmo uma pessoa que bebe muito e até cai com a bebida pode não ser dependente dela. Por isso, para que se caracterize o alcoolismo é preciso que a bebida seja uma constante na vida da pessoa. Isso significa que, se alguém beber socialmente e passar mal, mas se recuperar no outro dia e ficar até o outro final de semana sem beber, esta pessoa não é uma alcoólatra.

Outras questões definem o que é alcoolismo: não conseguir estabelecer um limite para bebida. Enquanto se está sóbrio, acha que conseguirá parar. Mas após começar a beber, não consegue identificar quando já passou do limite.

Além disso, um alcoólatra, quando sóbrio, acredita que pode parar a qualquer hora de beber. Entretanto, ele não fica muito tempo longe do álcool.

Procurar grupos de ajuda podem ajudar muito uma pessoa que quer parar de beber.

Como evitar que o videogame se torne um vício

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.