Saúde mental: o que é e como cuidar da sua

Veja o conceito de saúde mental e como manter a sua em dia

0

A saúde mental vem sendo debatida amplamente nos últimos tempos. Em especial porque a quantidade de pessoas com algum distúrbio ansioso ou depressivo aumentou bastante. E a maioria da população já sentiu algum efeito desses distúrbios, seja em crises ansiosas ou episódios depressivos. Por isso, veja abaixo qual o conceito de saúde mental e como cuidar para que a sua esteja em dia!

Tratamentos naturais que você pode fazer em casa para diversas doenças

O que é a saúde mental

A saúde mental, como o próprio nome diz, está relacionada à saúde da mente, ou seja, a qualidade com a qual a pessoa vive e reage aos acontecimentos à sua volta. Portanto, uma pessoa saudável mentalmente, não sofre com ansiedade e estresses e sabe lidar bem com suas emoções.

O que fazer para colocar sua saúde mental em dia

O dia a dia das pessoas as força a uma rotina estressante e veloz, onde o tempo para cuidar delas mesmas, praticamente não existe. Contudo, é muito importante se atentar à saúde mental, antes que a sua falta faça surgir efeitos físicos, como a ansiedade, por exemplo.

Isso porque, uma vez que a saúde mental é perdida, ela afeta em todos os aspectos da vida, tanto pessoais como profissionais. Veja, abaixo, uma lista de coisas que você pode fazer para ajudar a cuidar da sua saúde mental:

Dor nas costas: veja como aliviar a dor que acomete a maioria das pessoas

Terapia

Primeiramente, a terapia não está sendo mencionada em primeiro lugar à toa. Consultar um psicólogo constantemente ajuda você a se conhecer melhor e, por isso, a lidar melhor com suas emoções. Além disso, nessas consultas você identifica o motivo de certas coisas te irritarem tanto, e pode trabalhar diretamente neles. Mais ainda, a consulta com um psicólogo permite que você não fique com nada “entalado na garganta” e fale abertamente sobre seus sentimentos e emoções.

Atividades físicas

Recomendadas por médicos, terapeutas, amigos e o bom senso comum, as atividades físicas são imprescindíveis no controle de doenças mentais. Por exemplo, pessoas muito ansiosas ou estressadas, gastam bastante sua energia nas atividades físicas, ou seja, elas relaxam e conseguem dormir melhor.

Isso também se deve ao fato de que exercitar-se faz o corpo produzir endorfinas, um dos hormônios da felicidade. Por causa delas, também, o corpo melhora as dores, especialmente aquelas causadas pelo estresse ou ansiedade. Por isso as atividades físicas são tão essenciais à manutenção da saúde mental.

Se divirta

A vida não é feita só de trabalho em casa e fora dela e rotina de exercícios físicos. Faça alguma coisa que você goste, para que você se distraia e sinta feliz! Atividades leves, que tirem o seu foco de coisas importantes, são boas para o descanso do cérebro e do corpo. Por isso veja um filme ou série, converse com alguém, brinque com seu filho ou pet. O importante é fazer aquilo que te faça sorrir, e fazê-lo diariamente!

Hábitos saudáveis que todo mundo deveria adotar na sua rotina diária

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.