Mudança de emprego: 5 dicas para chegar na melhor decisão a ser tomada

Saiba fazer a escolha no momento certo, evitando arrependimentos

0

A mudança de emprego pode ser uma decisão difícil de ser tomada. Segundo dados informados no portal de notícias Época Negócios, uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria de pesquisa digital Harris Interactive, mostrou que a troca de emprego nem sempre é a melhor escolha.

De acordo com o portal, a pesquisa foi feita com 2 mil cidadãos nos Estados Unidos e apontou que 20% desse total, que mudaram de emprego nos últimos dois anos, se arrependeram da mudança.

Visão dos especialistas

Segundo o Época Negócios, especialistas apontam que, devido ao aumento da inflação, o boom nas contratações deve diminuir. Para eles, antes de optar pela mudança de emprego é necessário que o trabalhador analise, sem pressa, as opções do mercado e avalie de forma criteriosa os prós e os contras de cada oportunidade.

5 dicas que você precisa saber antes de mudar de emprego

Com base nas informações do portal, veja as cinco formas de decidir se a mudança de emprego (ou de carreira) é ideal para você no momento.

A melhor opção nem sempre será a mais fácil

A melhor chave para acertar na escolha é encontrar o maior número possível de opções de emprego. Com isso, levantar dúvidas sobre a profissão é uma boa forma de conseguir encontrar as soluções. Mesmo que o atual plano de carreira não esteja funcionando, raramente o profissional vai se adaptar a uma mudança distinta.

Pense no que realmente deseja do trabalho

A rotatividade de trabalhadores numa empresa representa uma mensagem aos empregadores, demonstrando o que o colaborador realmente quer do trabalho.

A chave para encontrar um bom caminho profissional está em saber o que você precisa de um determinado trabalho. Para esse processo, pode ser levantado as seguintes perguntas:

  • Estou sendo pago de forma justa?
  • Sou tratado com respeito no ambiente laboral?
  • Estou cumprindo os meus objetivos como profissional?

É preciso ter certeza da integridade com o trabalho que está fazendo.

Olhe para a sua rede de trabalho

Pedir conselhos específicos aos seus mentores e colegas sobre o mercado de trabalho e a carreira que deseja seguir, ajuda a dar clareza sobre a decisão a ser tomada.

Também é necessário observar quem sai e quem fica em seus círculos profissionais. A procura de trabalho é um modo de vida.

Esteja preparado para o período de transição

Se escolher mudar de emprego, saiba definir expectativas razoáveis. De acordo com as informações do portal, a coach de carreira Ashley Stahl destacou que o tempo para se estabelecer em uma nova empresa é de pelo menos seis meses.

É preciso ter consciência desse processo de estabilidade, antes de se sentir frustrado.

Use a incerteza para se tornar mais forte

É comum as pessoas sentirem medo sobre as decisões na carreira, preocupando-se por estar desempregadas ou não se sentirem qualificadas. O segredo é trocar o olhar de medo por um olhar de curiosidade. Desta forma, é possível ter uma atitude mais forte em relação ao trabalho.

É preciso estar disposto a não ter certeza sobre todos os planos futuros.

 

Veja também: O que fazer quando a empresa é excluída do Simples Nacional

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.