Ibovespa fecha semana em alta com investidores mais otimistas

Índice tem leve queda nesta sexta (21), mas sobe pela segunda semana seguida graças a aumento do otimismo dos operadores

0

O Ibovespa fechou a sessão desta sexta-feira (21) em leve queda de 0,15%, a 108.942 pontos. O recuo não reverteu o resultado positivo e o índice acumulou ganhos de 1,48% na semana. Com isso, segue positivo na parcial de 2022, com uma valorização de 3,93%. Aliás, essa é a segunda semana consecutiva de alta do indicador.

A saber, a semana ficou marcada pelo aumento do otimismo dos investidores, que se refletiu nos ganhos do Ibovespa. A busca por ativos de risco dominou a maioria dos pregões na semana.

Na verdade, o mercado vinha apostando na alta dos juros nos EUA em março. No entanto, o avanço da variante Ômicron na maior economia mundial está fazendo os analistas repensarem suas previsões.

Em resumo, diversas atividades estão sofrendo com trabalhadores doentes no país, o que afeta o seu desempenho. Por isso, muitos analistas passaram a acreditar que o Federal Reserve (Fed), banco central dos EUA, não elevará os juros no país em março.

Dessa forma, a busca por ativos de risco voltou a ganhar força, uma vez que a alta dos juros americanos enfraquece as bolsas globais. Contudo, vale ressaltar que os problemas no Brasil também foram deixados de lado na semana pelos investidores.

Isso porque, na última terça-feira (18), os servidores fizeram um protesto reivindicando um reajuste salarial de 28%. Por sua vez, o presidente Jair Bolsonaro declarou que não haverá reajustes para os servidores em 2022, mas prometeu que em 2023 todo o funcionalismo público brasileiro terá reajustes salariais.

Seja como for, os investidores preferiram deixar os problemas no médio prazo para longe. Enquanto isso, focaram no alívio atual e foram às compras.

66 das 93 ações do Ibovespa sobem na semana

No pregão desta sexta, 54das 93 ações que compõem o Ibovespa fecharam no azul. Já no acumulado da semana, 66 papéis conseguiram ter ganhos. Ao todo, entre compras e vendas, as ações do índice movimentaram R$ 20 bilhões por dia, em média. A saber, o valor ficou abaixo da média diária de 2022, de R$ 22 bilhões.

Na sessão de hoje, os destaques positivos foram: JHSF Participações ON (+5,80%), Grupo Natura ON (+4,28%), Locaweb ON (+4,17%), Magazine Luiza ON (+3,76%) e Hapvida ON (+3,75%).

Por outro lado, os recuos mais intensos vieram de: IRB Brasil Resseguros ON (-5,11%), Usiminas PNA (-4,28%), Gerdau PN (-4,09%), Vale ON (-1,70%), Metalúrgica Gerdau PN (-3,61%), Klabin unit (-3,36%) e Cielo ON (-3,27%).

Leia Mais: Produção nacional de petróleo cai 1,2% em 2021

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.