Ibovespa: é hora de investir nas ações da bolsa?

0

Com a taxa de juros em alta e a renda fixa pagando bem, muitas pessoas acabam se esquecendo de investir nas ações da bolsa de valores. Contudo, isso pode representar um grande erro, dado que o Ibovespa está em um dos menores patamares dos últimos tempos. Por isso, especialistas dizem para os investidores não esquecerem da bolsa de valores.

E alguns dados ajudam a confirmar ser, de fato, um bom momento para investir nas empresas listadas. Contudo, ainda não é uma boa ideia colocar todo o seu dinheiro no Ibovespa, dado que esse tipo de investimento possui risco.

Por que o Ibovespa está barato?

Especialistas seguem afirmando que é um excelente momento para comprar ações da bolsa de valores. Isso porque os múltiplos de algumas empresas estão bastante baixos, o que serve de base para analistas que dizem que o Ibovespa está barato. Nesse momento, analisar todo o índice é o melhor para tomar a decisão certa.

Isso porque pode ser muito trabalhoso estudar cada uma das empresas que você quer investir. Justamente por isso, você pode optar por ETFs da bolsa de valores ou recorrer a fundos de investimentos especializados na bolsa brasileira. Para comprar todo o Ibovespa, você pode recorrer ao BOVX11, que investe em todas as empresas do índice.

O atual patamar do Ibovespa é resultado de um aumento forte das taxas de juros. Contudo, analistas acreditam que esse aumento dos juros deve acabar em breve, o que favorece a retomada de subida da bolsa de valores. Analisando um indicador geral da bolsa, o preço sobre lucro (P/L) do índice está em 4,45, um dos menores patamares da história. Se retirarmos Petrobrás e Vale do cálculo, o P/L vai para 6,89, o que também é um índice extremamente baixo.

pis/pasep
Foto: Reprodução

Como agir nesse momento?

Mesmo que seja uma boa hora para comprar as ações do Ibovespa, especialistas dizem que os investidores não devem colocar todo o dinheiro nessas empresas. Isso porque a renda variável tem risco de perdas no curto prazo, o que pode ser incompatível com o seu perfil de investidor. Por isso, é fundamental que você monte uma carteira de investimentos equilibrada.

Para isso, é importante investir em ativos de renda fixa também, como títulos do Tesouro Direto ou fundos de investimentos de renda fixa. Outra possibilidade é usar as contas remuneradas que pagam 100% do CDI, como o PicPay, o PagBank e até mesmo a conta digital do Iti.

Além disso, o investidor não pode esquecer de ter fundos imobiliários na carteira. Eles pagam rendimentos mensais e possuem uma menor volatilidade, se comparados com as ações. Com esses dois produtos e um ETF do Ibovespa, as suas chances de sucesso no longo prazo são enormes, o que pode fazer você superar a média do mercado ao longo dos anos.

Atualmente, é possível começar a investir no Ibovespa e nos outros produtos mencionados com menos de R$100,00. Além disso, o ideal é que você invista todos os meses uma pequena quantia, para que seus rendimentos fiquem sempre maiores.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.