Ibovespa cai em dia marcado por incertezas domésticas e externas

Esquema de superfaturamento de tratores ganhou as manchetes nesta segunda (10)

0

O Ibovespa começou a semana no vermelho. A queda foi leve, de 0,11%, mas fez o índice fechar abaixo dos 122 mil pontos, após alcançá-lo no último pregão. Aliás, antes disso, a última vez que o Ibovespa havia encerrado uma sessão acima desse nível foi em 14 de janeiro (123.480 pontos).

Em resumo, fatores domésticos e externos contribuíram para esse resultado. Do exterior veio um novo ganho de atratividade dos títulos públicos americanos, o que enfraqueceu os índices globais no dia. Isso aconteceu devido às expectativas dos mercados sobre os dados da inflação dos Estados Unidos.

Já no âmbito interno, o que mais pesou no dia foi uma nova polêmica envolvendo o presidente Jair Bolsonaro. De acordo com o jornal Estadão, Bolsonaro realizou emendas parlamentares que chegaram a R$ 3 bilhões em troca de apoio dos congressistas.

Em suma, a publicação do jornal afirmou que o dinheiro foi utilizado, principalmente, na compra de máquinas agrícolas e tratores. Claro, todos superfaturados. Por isso, muitos repercutiram esse furo de reportagem como “tratoraço”.

E todos estes novos acontecimentos afloraram ainda mais os ânimos já alterados devido à CPI da Covid. Em síntese, a Comissão Parlamentar de Inquérito vem apurando as ações tomadas pelo governo federal no combate à pandemia da Covid-19 no país.

A queda do Ibovespa poderia ter sido muito maio, se não fossem as commodities. As altas do minério de ferro e do petróleo, em especial, conseguiram puxar o índice pra cima. Além disso, siderúrgicas e a mineradora Vale também subiram no dia.

47 das 84 ações do Ibovespa caem nesta segunda

No fechamento do pregão, o pessimismo predominou e fez o Ibovespa encerrar o dia em queda, embora leve. Das 84 ações que compõem o índice, 47 terminaram a sessão com perdas. Ao todo, entre compras e vendas, os papéis do Ibovespa movimentaram R$ 23,7 bilhões nesta segunda.

Assim, do lado das quedas, as mais intensas ficaram com: Locaweb ON (-5,20%), Banco Inter unit (-5,09%), B2W ON (-4,37%), Lojas Americanas PN (-3,85%) e PetroRio ON (-3,80%). Enquanto a Petrobras subiu no dia, a PetroRio caiu devido à realização de lucros por parte dos investidores.

Também vale destacar a queda de papéis do varejo, principalmente os do e-commerce. Esse resultado é consequência direta da alta dos Treasuries, os títulos do Tesouro americano, que provocou a migração para setores mais arriscados.

Por fim, do lado dos ganhos, os mais expressivos vieram de: CVC ON (5,01%), Marfrig ON (3,48%), GPA ON (2,89%), Cogna ON (2,33%) e Minerva ON (2,38%). Nesse caso, os papéis das commodities lideraram os ganhos por boa parte do dia, mas houve realização de lucros até o fechamento do pregão.

Leia Mais: Faturamento da indústria cresce 2,2% em março, aponta CNI

Veja Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.