Ibovespa afunda para o menor patamar em quase 11 meses

Preocupações com a saúde fiscal do país crescem devido ao Auxílio Brasil e apenas duas das 92 ações do Ibovespa sobem nesta quinta (21)

0

O Ibovespa renovou a sua mínima de fechamento de 2021 nesta quinta-feira (21). A saber, o principal índice da Bolsa Brasileira afundou 2,75% no pregão de hoje e caiu para 107.735 pontos. Esse é o menor patamar desde 23 de novembro do ano passado, quando o indicador encerrou o dia aos 107.378 pontos.

Aliás, o Ibovespa havia atingido a mínima do ano em 20 de setembro (108.844 pontos), derrubado pela crise da Evergrande. No entanto, desta vez, o problema não veio do exterior. Com o acréscimo desse resultado, o Ibovespa passa a acumular perdas de 9,48% em 2021.

Em resumo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou ontem (20) que o valor do Auxílio Brasil será de R$ 400 até dezembro de 2022. O novo programa social substituirá o Bolsa Família e entrará em vigor no país já em novembro. A propósito, o objetivo do governo é angariar votos para o presidente Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022.

De acordo com Guedes, o governo ainda estuda maneiras de financiar o programa. Ele afirmou que a equipe econômica tenta viabilizar meios de alterar o teto de gastos públicos, tido como âncora fiscal do país. Inclusive, uma das opções consiste em criar uma “licença para gastar” com o programa assistencial.

Além disso, Bolsonaro afirmou que o governo irá disponibilizar um auxílio para 750 mil caminhoneiros autônomos. Em suma, o objetivo é compensar o aumento do preço do diesel, que vem crescendo expressivamente nos últimos tempos. Contudo, não há detalhes de como o governo financiará esse auxílio.

Apenas 2 das 92 ações do Ibovespa sobem nesta quinta

Não tinha nem como o Ibovespa encerrar o dia no azul após estas notícias. O temor dos investidores é que o Brasil não consiga pagar suas dívidas, visto que está com uma saúde fiscal debilitada há tempos. Entretanto, o governo federal vem anunciando aumento de gastos nas últimas semanas ao invés de poupar.

A saber, apenas duas ações conseguiram ter ganhos no dia, mas pouco expressivos: Suzano Papel ON (1,65%) e BB Seguridade ON (0,80%). Já a Klabin unt se manteve estável no pregão.

Em contrapartida, quase todos os papéis do Ibovespa afundaram nesta quinta. Os recuos mais intensos vieram de: Getnet BR unit (-19,76%), Americanas ON (-10,76%), Inter Banco unit (-10,70%), Banco Inter PN (-10,57%) e Lojas Americanas PN (-10,0%).

Leia Mais: Lucro da Intel cresce 59,5% no terceiro trimestre deste ano

Avalie o Artigo:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.