Governo Bolsonaro é desaprovado por 59% dos brasileiros

Além dos dados sobre a desaprovação, a Ipespe também divulgou a pesquisa sobre as intenções de votos: Lula continua na frente de Bolsonaro

0

O governo do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), é desaprovado por 59% dos brasileiros. Isso é o que mostra uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) contratada pela XP Investimentos e divulgada nesta terça-feira (26). No levantamento, constatou-se ainda que, dos entrevistados, 36% aprovam a gestão do chefe do Executivo, enquanto 5% não sabem ou não quiseram responder o questionamento feito pelos pesquisadores.

Os entrevistados também foram perguntados de qual forma eles classificam a gestão Bolsonaro. Dos ouvidos, 49% disseram que acham o governo “ruim ou péssimo”. Do restante, 32% avaliaram a administração como “ótima ou boa” e 18% consideram “regular” – somente 1% não quis ou não soube responder.

Conforme as informações divulgadas pelo Ipespe, os questionamentos foram feitos entre quarta-feira (20) e sexta (22) passada. Ao todo, duas mil pessoas de 16 anos ou mais foram ouvidas. Isso, por telefone, em uma pesquisa que tem um nível de confiança de 95,5%.

Como o levantamento divulgado nesta terça apresentou mudanças na metodologia, não é possível comparar com as outras pesquisas. Isso porque, hoje, a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, enquanto no levantamento anterior era de 3,2.

Além disso, na pesquisa de agora, foram ouvidas mais pessoas: foram mil entrevistas no último levantamento, contra duas mil no mais recente. Por fim, também houve uma elevação no preço da pesquisa, que pulou de R$ 42 mil para R$ 84 mil.

Apesar de não comparar com o último levantamento, o Ipespe afirma em seu relatório que a desaprovação da gestão Bolsonaro ocorre por conta da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Auxílios, que definiu uma série de medidas consideradas populares e eleitoreiras. Dentre essas medidas está o aumento do vale gás e do Auxílio Brasil, que foi reajustado em 50% até o final do ano.

Lula na frente de Bolsonaro

Além dos dados sobre a desaprovação, a Ipespe também divulgou a pesquisa sobre as intenções de votos para as eleições deste ano. De acordo com o instituto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na frente do atual presidente: 44% contra 35%.

Leia também: Bolsonaro cumpriu somente 36% das promessas feitos durante sua campanha eleitoral

3/5 - (2 votes)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.