Fundos de BDR: vale a pena investir?

0

Uma categoria de investimentos vem ganhando bastante espaço nas carteiras dos brasileiros. Estamos falando dos fundos de BDR, que são produtos que investem na bolsa brasileira, mas que possuem exposição ao dólar. Contudo, 2022 não tem sido um bom ano para esses produtos. Isso porque há uma enorme fuga de investidores de produtos, fuga da queda anual dos produtos.

Contudo, com uma queda enorme, será que ainda vale a pena investir em fundos de BDR? Nesse texto, juntamos as opiniões dos principais especialistas no assunto. Vale lembrar que você sempre deve buscar diversificar a carteira de investimentos com diferentes produtos.

O que são fundos de BDR?

São várias as categorias de fundos de investimentos disponíveis no mercado brasileiro. Uma que vem ganhando muito espaço é a categoria de fundos de BDR, que investe através da bolsa brasileira em empresas americanas. Contudo, a queda anual dos produtos vem causando pânico nos investidores, que estão resgatando seus investimentos.

Na prática, fundos de BDR investem em recibos de ações estrangeiras no mercado brasileiro. Dessa forma, eles compram ações estrangeiras que estão disponíveis na bolsa brasileira. Esses ativos, os BDRs, possuem liquidez menor que os papéis originais nas bolsas estrangeiras, mas atraem os gestores pela facilidade de investimento.

Por outro lado, os BDRs de menor liquidez possuem outro problema: o spread. Isso quer dizer que o investidor pode comprar uma ação por um preço maior do que o valor de mercado. Do outro lado, na hora da venda, o valor pode ser menor que o do mercado estrangeiro. O principal problema é a falta de liquidez, que faz os preços ficarem bagunçados. Apesar disso, os principais fundos de BDR investem em BDRs maiores, que possuem spread menor. Além disso, os ativos variam conforme o dólar, o que não é uma boa notícia, dado que a moeda americana vem caindo desde o início do ano.

fundos de BDR
Foto: Reprodução

Vale a pena investir agora?

Para entender se vale a pena investir em fundos de BDR no Brasil, primeiro é preciso entender como está o cenário da bolsa americana e o cenário do câmbio entre real e dólar. Para isso, especialistas sugerem cautela e baixos valores nos investimentos. Isso porque o cenário ainda é incerto, o que pode dar prejuízo aos iniciantes.

Na parte do câmbio, o dólar vem em queda, o que traz o rendimento dos fundos de BDR para baixo. Por outro lado, a principal bolsa americana opera em queda de mais de 18% em 2022. Dessa forma, a recomendação é começar com valores baixos nesses produtos. Isso porque ainda pode ser preciso tempo para que os retornos se tornem positivos e atrativos. Vale lembrar que qualquer investimento em renda variável deve ser visto em um prazo de 5 anos ou mais.

Por isso, se você pretende investir em um fundo de BDR, é preciso ter paciência até que os ativos tenham retornos consideráveis. Além disso, especialistas não recomendam que o investidor tenha apenas esse produto na carteira, diversificando entre diversas classes de produtos, como renda fixa, fundos imobiliários e ações brasileiras.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.