Falta de matéria-prima pode causar paralisações em fábricas

A associação de fabricantes de veículos alerta que a falta de matéria-prima já é uma realidade no Brasil e paralisações devem acontecer ainda em dezembro

1

A associação nacional dos fabricantes de veículo automotores (ANFAVEA) está alertando o mercado nacional para as possíveis paralisações nas fábricas de veículos. Essas paradas devem acontecer ainda em dezembro por conta da falta de matéria-prima para a produção dos carros.

Dessa forma, hoje o Brasil 123 carros vai te explicar melhor como isso aconteceu e quais são as possíveis consequências dessas possíveis paradas.

Falta de matéria-prima pode parar setor automotivo

Aqui podemos ver uma linha de produção do VW Nivus. Carro que também deve sofrer paralisações por falta de matéria-prima. (Foto: revistacarro.com.br)

O presidente da ANFAVEA, Luiz Carlos Moraes, concedeu uma entrevista muito alarmante sobre o futuro das fabricantes automotivas para o mês de dezembro. Dessa forma, o presidente informou que muitas empresas estão ficando sem matéria-prima para fabricar peças.

Essa falta de matéria-prima acontece pois a primeira onda da COVID-19 afetou produção de aço e também de derivados de petróleo. Ademais, Moraes ainda afirmou em entrevista que:

 “Falta insumos por causa deste descompasso provocado pela pandemia, ou seja, uma queda abrupta em abril, maio e junho, e uma retomada mais forte a partir do terceiro trimestre.”

Quando perguntado se existe a real possibilidade de paradas Moraes continuou:

“Nas últimas semanas tivemos micro-paradas, agora estamos observando paradas inclusive de materiais importados”

Enquanto as matérias-primas estão ficando escassas o mercado está sedento por novos carros. As marcas estão vendendo os carros que estavam em estoque mas Moraes afirma que ainda em dezembro podem faltar carros novos no mercado automotivo nacional.

Brasil 123 carros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.